Compartilhe
Participantes da primeira edição do Motiva Jovem, projeto desenvolvido pelo Programa da Coordenadoria da Juventude de Criciúma, visitaram a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na tarde desta quarta-feira, 17. Os jovens do projeto conhecerem a estrutura da entidade empresarial e puderam conversar sobre empreendedorismo com o fundador da IPÊ Sistemas de Segurança, Paulo Baesso, integrante da Associação dos Jovens Empreendedores de Criciúma (AJE).
“O Motiva Jovem visa incentivar novos empreendedores em Criciúma e instruir sobre noções de empreendedorismo. Conhecer a ACIC e a AJE é importante para que compreendam a dimensão de ser empresário, empreender, e o quanto o associativismo pode ajudar”, comenta o responsável pela Coordenadoria Municipal da Juventude e pela Fundação Municipal de Esportes (FME), Nícola Martins.
O programa acontece este mês no Bairro Tereza Cristina e quatro jovens estão sendo capacitados. Em agosto, acontecerá no Bairro Vila Miguel. Já em setembro no Cristo Redentor. As aulas são realizadas nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada bairro onde também são feitas as inscrições.
“Um dos objetivos da AJE é fomentar o empreendedorismo na região de Criciúma, trazendo esses jovens aqui e compartilhar experiências como a que ocorreu hoje. Acreditamos que podemos contribuir com essas pessoas que não tem tantas oportunidades. Ajudar esses pequenos empreendedores a abrirem os seus negócios, montar, continuar, melhorar e gerar mais empregos e renda para a cidade e região”, destaca o vice-presidente da AJE, Gabriel Damiani.
O projeto trabalha com as disciplinas de Introdução ao Empreendedorismo, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing e Inovação, Gestão de Pessoas, Administração Financeira e Redes Sociais para Negócios com duas semanas de treinamento por meio de professores voluntários. “Este curso é importante porque onde eu moro não tem nada parecido, então aproveitei a oportunidade de fazer para no futuro pensar em abrir uma empresa”, coloca o estudante Arino Jeronimo Domingos, de 14 anos.
A estudante Barbara Fidencio trabalha com a produção e venda de marmitas e está também entre os participantes do curso. “Já tinha vindo na Acic, mas não conhecia a estrutura. Essa visita e a conversa me ajudou bastante, principalmente a ver o meu negócio de outra forma e a prestar atenção nos detalhes. Tudo que aprendi quero aplicar na minha empresa”, conclui.
Colaboração: Deize Felisberto – Assessoria de Imprensa Acic