Parceria entre ACIJ e entidades torna-se referência para mercado de trabalho em Joinville




Fruto de uma ação conjunta entre ACIJ, Prefeitura de Joinville e a FIESC, o Programa Joinville Emprega Mais (JE+) encerrou o ano de 2022 contabilizando três ciclos de capacitações, em oito turmas, certificando 320 alunos, dos quais 140 foram contratados com carteira assinada.

O Programa continua em 2023 e está se posicionando como a primeira fonte de candidatos para vagas operacionais e de produção das empresas, sugerindo uma nova forma de contratação aos RH´s das empresas.
Flexível e com o selo de qualidade do SENAI, a grade curricular do módulo “Orientação do Mundo do Trabalho” está organizada para atender turmas dos setores têxtil, químico, plástico, metalmecânico ou construção civil, conforme a necessidade da empresa contratante, aderente ao programa.
As aulas em 2023 estão previstas para começar no dia 27 de fevereiro nas escolas municipais parceiras do projeto, e são totalmente gratuitas para os alunos.
As empresas que têm vagas em aberto e estão interessadas em saber mais detalhes sobre essa nova forma de contratação podem entrar em contato com a ACIJ no e-mail empregamais@acij.com.br, tanto para solicitar mais informações quanto para aderir ao Programa.
As capacitações são gratuitas e realizadas em escolas municipais, no contraturno das aulas em bairros onde há maior concentração de pessoas que estão buscando emprego, para ajudar a participação sem custos de transporte para os participantes
O programa nasceu de uma pesquisa de empregabilidade realizada pela ACIJ e apresentada em setembro de 2021, indicando, entre outros dados, que o número de desempregados na cidade é muito semelhante ao número de vagas disponíveis nas indústrias. A análise é que há um descolamento entre o perfil das vagas e a capacitação das pessoas em busca de emprego. O objetivo do programa, portanto, é fazer um link entre estas duas pontas da cadeia produtiva.
Na avaliação da presidente da ACIJ, Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, desta forma, a ACIJ está trabalhando nos dois pilares que sustentam a entidade: no pilar econômico, ajudando os associados e preencherem suas vagas com candidatos mais bem preparados para o mercado de trabalho; e pilar no social, contribuindo para reduzir os índices de desemprego na cidade.