Palestra marca abertura do Núcleo de MEIs da Acic




O Núcleo de Microempreendedores Individuais (MEIs) da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi oficialmente implantado na noite desta quarta-feira, 18. Para marcar a abertura do 23º núcleo da entidade, os integrantes do grupo e convidados participaram de uma palestra com o consultor empresarial Alessandro Ramos Costa, que deu orientações sobre empreendedorismo.

“Estamos com muitas expectativas para novos aprendizados, parcerias, e aberturas no mercado com a formação deste núcleo, contando com todo o suporte da Acic. Será um espaço de troca de experiências e união de forças. Muitas situações e dificuldades poderão ser compartilhadas e iniciativas que ocorriam isoladas poderão agora ser integradas”, destaca a coordenadora do núcleo, Luciana Ávila de Medeiros.

De acordo com ela, uma aproximação também está sendo realizada com a Casa do Empreendedor. “Desde julho, a Casa do Empreendedor formalizou a abertura de mais de 400 MEIs. Houve um aumento no número de formalizações por conta da pandemia, muitos resolveram empreender neste período de dificuldades. Pretendemos nos conectar com esses empreendedores, realizando ações em conjunto com a Casa do Empreendedor, otimizando recursos. Ainda conforme Luciana, até o mês de setembro desde ano, o município de Criciúma contabiliza 10 mil MEIs ativos.

No próximo dia 25, o núcleo já volta a se reunir para a elaboração do plano de trabalho para o próximo ano.

Programa Empreender

Os núcleos da Acic seguem a metodologia do Programa Empreender, lançado em Santa Catarina pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Sebrae, reunindo empresários em grupos de trabalho, com o objetivo de quebrar o isolamento da micro e pequena empresa e ainda promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio por meio de iniciativas empreendedoras.

Atualmente, a Acic possui 23 núcleos divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos, envolvendo diversos setores econômicos.