Compartilhe
Em palestra com café da manhã realizada na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta semana, a Gerente de Contas da Boa Vista Serviços, Mirian Fofonka, falou aos associados sobre a importância da inteligência analítica na gestão de negócios.
O evento, promovido pela ACIC em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), foi voltado para gestores que buscam aprimorar as estratégias e melhorar os resultados das empresas.
A palestrante destacou o quanto ter uma base de dados consistente é importante para a tomada de decisões assertivas na gestão e pode colaborar para alavancar vendas e reduzir a inadimplência. Além disso, ressaltou a necessidade de transformar os dados em informações, com cruzamento e também a personalização dos mesmos para segmentos diferentes.
Durante a palestra, Mirian apresentou as funcionalidades dos serviços oferecidos pela Boa Vista SCPC, que vem ao encontro dessa necessidade das empresas e sobre a evolução do sistema, que busca incluir cada vez mais dados e fornecer análises precisas para o cliente.
Com o passar do tempo, o sistema passou de uma base de dados de negativados a um verdadeiro banco de dados, com informações cruzadas que permitem uma visão muito maior sobre o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica. “O que estamos buscando com toda essa tecnologia é que os nossos clientes possam tomar decisões não apenas baseados numa fotografia do momento do consumidor, mas sim de um filme da vida dele, que seja possível analisar todo o comportamento e o histórico dele”.
Uma das funções que modificou a análise é o Cadastro Positivo, que considera o histórico de pagamentos do cliente. Com isso, é possível ter um panorama que permite conceder crédito a clientes mesmo que estejam negativados, por vezes com valores não tão significativos, realizando vendas que antes deixariam de acontecer por essa negativação.
Mirian revelou que, com as funcionalidades do sistema, é possível traçar um perfil do consumidor, com base no seu comportamento anterior, identificando a renda e o faturamento presumidos, limite de crédito, recomendação de negociação, scores de crédito e de recuperação, além do enriquecimento de base com dados de qualificação, cadastrais e de flags.
Outro diferencial é que o score pode ser personalizado de acordo com o segmento da empresa, fazendo a previsão da capacidade de pagamento para prazos e valores específicos.
Ainda, uma das funcionalidades que está disponível de forma gratuita aos associados da ACIC é a análise da carteira de clientes, com dados sobre percentuais de risco de cada um, comparativos da base ativa e inativa e também novas bases que se enquadrem no público-alvo de empresas que buscam novos clientes.
Mirian destacou que o resultado vem em forma de números. “Quando se começa a tomar decisões baseadas nessas informações, a gente percebe uma elevação na taxa de aprovações, com uma média de 30% e, em muitos casos, inclusive com redução da inadimplência. Isso tudo sem depender de uma mudança de processo, mas somente um ajuste dos critérios com base nas informações disponíveis”, comentou.
BOA VISTA
O Boa Vista SCPC é um sistema de consulta para análise de crédito com representatividade nacional e atuação há mais de 60 anos.
Possui mais de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos e sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, fornecendo mais de 200 milhões de consultas por mês, atuando com uma rede nacional de mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil.