Compartilhe
Com a participação de mais de 60 pessoas, na noite desta terça-feira (12), a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) promoveu mais uma palestra de formação. Abordando a questão da Educação Financeira, o diretor financeiro da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Alberto Stringhini, trouxe para a discussão questões do dia a dia e fez o público refletir sobre algumas ações.
Para Stringhini, são três as perguntas que precisam ser feitas antes de qualquer compra: Eu quero? Eu preciso? Eu posso? Segundo o palestrante, se essa dica for seguida, as pessoas passarão a fazer compras conscientes. Além disso, ele falou que a educação financeira tem que começar cedo, com as crianças. “Os ricos adquirem ativos que lhe proporcionam renda mensal. Os pobres adquirem obrigações”, compara.
Lembrando que há uma discussão para que a educação financeira seja incluída na grade curricular as escolas, Stringhini afirma que pessoas estruturadas financeiramente têm menos problemas em casa, na sociedade e, consequentemente, produzem mais em suas atividades. No final, o palestrante orientou. “Não empreste seu dinheiro. Não avalise e veja com quem você aplica seus recursos”.
De acordo com Janiele Battisti, responsável pela área de relacionamento com o associado da Acislo, foi um momento importante de aprendizado. “São informações e dicas que servem tanto para as empresas, quanto para o dia a dia”, disse ela reforçando que esse é o papel da associação. “Nossa equipe está diariamente em contato com as empresas analisando quais são as demandas”, revela ela.
Em resumo, Janiele disse que o público conseguiu enxergar o negócio e a vida pessoal de uma maneira diferente. Entendendo, por exemplo, o que é ativo e passivo. “Os empresários e suas equipes saíram com outra visão”, acredita ela.