Compartilhe
Palestra e inspeção veicular gratuita para motor diesel marcaram o “Dia do Controle da Poluição Ambiental”, realizado nesta segunda-feira, 14. O evento aconteceu na Associação Empresarial (Acisbs), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tendo o apoio do Samae, Astran, Hera Sul, Fetrancesc e Metaquímica.
Representantes de empresas e demais órgãos públicos prestigiaram as explanações que tiveram o objetivo de contribuir para a conscientização da minimização da poluição, seja industrial ou residencial. “Buscamos oportunidades que contribuam com o desenvolvimento da sociedade”, ressaltou Jonathan Roger Linzmeyer, presidente da Acisbs.
Débora Garcia Emboaba e Jean Marcelo Fuck abriram as apresentações falando sobre os processos de tratamento de águas e esgotos residuais. Dentre as questões técnicas, Débora destacou os vários níveis de dificuldade e os procedimentos utilizados. “Dependendo muito das características dos efluentes os processos de tratamento mudam, assim como também os níveis de dificuldade são diferenciados”, apontou.
Segundo Jean Marcelo Fuck, atualmente em São Bento do Sul são mais 25 mil ligações de água ativas e somente 6.162 ligações de esgoto. “Apenas 23% da população tem ligações de esgoto, temos um projeto para em breve aumentar essa porcentagem e atingir 35%, é um grande desafio”, exclamou.
O engenheiro ambiental, Boanerges Carneiro Junior, abordou o tema: “O Gerenciamento de Resíduos Sólidos, aterro Classe I e II”. Numa visão ampla ele destacou o compromisso das empresas no descarte de seus resíduos falando sobre os procedimentos adotados pela empresa Hera Sul principalmente no cuidado e monitoramento dos materiais.
Comprometimento
O professor da Furb, regional de Blumenau, Joel Dias da Silva, pós-doutor em Engenharia Sanitarista, acredita que a forma de minimizar a poluição é com o comprometimento das empresas e empreendimentos. “Desde a alta direção até a base da pirâmide, a qual dará a sustentação, todos devem estar comprometidos com o novo olhar de que não devemos cuidar do que está no fim, e sim antever-se de ações que preservem sempre”, explicou.
Segundo o profissional, é necessário agir antes mesmo de colocar o produto no mercado. “Se meu processo resulta em resíduos devo voltar a produção e verificar uma forma de haver reutilização de materiais para minimizar os impactos ambientais”.
Inspeção Veicular
Durante todo o dia técnicos da Fetrancesc realizaram inspeção veicular gratuita em motores diesel. Conforme o técnico Sérgio Adriano Machado, a inspeção é obrigatória, apesar de no estado ainda quase não existir fiscalização, porém em outros a questão é bem mais rigorosa. “É necessário ter consciência de que está poluindo e agredindo a saúde da população”, comentou.
Os participantes acompanharam a realização de alguns testes. “Todo veículo aprovado no teste recebe laudo e o selo verde que permite o tráfego também em outros estados”, completou Sérgio.
Foto: Luciane Nagorski