Compartilhe
Nas últimas semanas, uma onda de calor tomou conta da nossa região. Diariamente, as temperaturas têm se aproximado dos 40ºC e a sensação térmica é ainda maior. O calor virou o assunto mais comum nas rodas de conversa e tem dificultado a manutenção da rotina das pessoas. A alta incidência solar, no entanto, pode ter efeitos positivos. É o caso da geração de energia solar, que alcança níveis excelentes em dias como os que temos visto.
A mini-usina de energia solar da ACIT, em funcionamento há pouco mais de dois meses, é um ótimo exemplo disso e já tem trazido bons resultados. Nos últimos dias ela tem gerado a energia necessária para a sede e ainda direciona o excedente para a rede pública de energia. Este excedente poderá ser utilizado, se necessário, em épocas em que a estação gere menos energia, como no inverno.
O projeto da estação de energia foi desenvolvido pela Gkol Soluções em Engenharia e pela Pontual Soluções Sustentáveis, ambas de empresários que integram o Núcleo de Inovação da ACIT. Além deste projeto, as entidades têm o interesse de colocar em operação um sistema de captação da água da chuva, para tornar o prédio ainda mais sustentável.