Compartilhe
O Mês dos Núcleos está movimentando quase 9 mil empresas em Santa Catarina e não poderia ficar de fora do maior encontro de hotelaria e turismo do Sul do país, Encatho e Exprotel, que acontece em Florianópolis. Durante esta quinta-feira, 10/8, empresários que fazem parte dos núcleos de Turismo do Programa Empreender, participaram do Encontro dos Núcleos do Trade de Turismo. Segundo dados do Banco Central, 5,7% dos turistas internacionais do Brasil vieram para Santa Catarina nos primeiros cinco meses deste ano.
O diretor do Programa Empreender, Allan Edgard Kreutz, destacou que Santa Catarina tem turismo o ano inteiro e que é necessário capacitar e promover as empresas para essa demanda. “Fazer com que o trade convirja em prol do desenvolvimento e integração para acelerar negócios e fortalecer o turismo em Santa Catarina.” Allan ainda destacou a importância do Mês dos Núcleos para promover engajar os empresários. “Não basta o tamanho da ação, basta que você faça e desperte o interesse do empresário”.
Para o presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, a integração entre as entidades faz com que o turismo catarinense seja impulsionado. “Conseguimos unir esforços em prol do nosso segmento, que gera empregos e é um setores mais importantes da economia catarinense”.
Futuro do Turismo
O futuro do turismo foi o tema da palestra da consultora do Instituto Del, Beth Bauchwitz. Beth trouxe dados sobre a recuperação do turismo pós-pandemia. Segundo dados da Embratur com a Fowardkeys, em 2023, a soma entre o número de voos com destino ao Brasil já realizados e os previstos até dezembro aumentou 40% em comparação com 2022, saindo de 6.222 para 64.783. Ela também destacou que o Banco Central divulgou até o momento os dados dos cinco primeiros meses do ano sobre a entrada de divisas com o consumo do turista estrangeiro no Brasil. “Os dados também são animadores: U$ 2,7 bilhões de dólares (R$ 13 bilhões de reais), valores que nos colocaram em um patamar de recuperação de pré-pandemia”, destaca a turismóloga.
Dados de Santa Catarina também chamam a atenção e ajudam a nortear as ações das empresas de turismo. Em 2023, 6,3% dos turistas internacionais do Brasil vieram da Argentina (168.107). Seguido do Chile (22.918) e Uruguai, os dados mostram onde podem ser direcionados os esforços.
Beth destacou pontos importantes e tendências sobre o futuro do turismo, como: pensar o destino, valor agregado, combinação de negócios + lazer, viagens curtas e terrestres, nômades digitais, bem-estar, super experiências, regenerativo e sustentável e a e riqueza cultural .
Cases
A gestão de sucesso em rede social de destino turístico, case do Núcleo de Hotéis do Norte da Ilha de Florianópolis da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, foi apresentado pelo coordenador secretário do Núcleo, Rafael Araújo Leal. Rafael explicou que em 2024 o
Perfil do Instagram criado pelo Núcleo, @FloripaNorteDaIlha , quer chegar a 100 mil seguidores. Segundo ele, os empresários nucleados são bem engajados. “Nossas ações até agora foram baseadas em resultados e resultado engaja”.
O crescimento exponencial de nucleados foi o case apresentado pelo Núcleo de Eventos Organizados – NEO da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) pela coordenadora Josi Sarda, e pela coordenador do Conselho dos Núcleos, Daiane Savaris. O desafio do Núcleo é agora aumentar o número de núcleos ativos, aumentar a taxa de conversão de visitantes para nucleares, aumentar o engajamento e manter o foco no propósito do núcleo. O núcleo aumentou de 15 associados em dezembro de 2022 para 88 empresários em julho de 2023.