Compartilhe
O Núcleo Acip Jovem da Associação Empresarial de Palhoça comemora na próxima sexta feira (14.09) sete anos de fundação. Foi o primeiro dos núcleos setoriais e temáticos criados pela Acip e que vem atuando em diversas frentes para aglutinar o jovem empresário da região aos conceitos do empreendedorismo através do associativismo.
O núcleo tem um dos melhores exemplos de como essa participação pode frutificar em trajetórias e relacionamentos. Hoje empresário, Leandro Porto da Rosa fez do núcleo jovem sua porta de entrada para o associativismo. Foi fundador do núcleo juntamente com Gabriel Martins e Tatiane Cidral e depois coordenador do núcleo, mais adiante assumiu a presidência da entidade por duas gestões. Hoje, Leandro preside o Conselho Superior da Acip.
– O núcleo jovem tem um potencial enorme de abrir portas, oportunidades e relacionamentos, é a melhor iniciação e aprimoramento do associativismo que eu conheço. Como um dos fundadores do núcleo, fico feliz com a conquista dos 7 anos e também na torcida por novas atividades e projetos que ajudem a fortalecer o núcleo – afirmou Leandro.
A atual coordenadora do Núcleo Jovem, Kamila Souza Laurindo, destaca a permanente das atividades do núcleo em conexão com a estrutura do Cejesc, considerado o braço jovem da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na verdade o conjunto de todas as estruturas jovens existentes em SC. “Trabalhamos muito para conectar nossos associados a um calendário anual de eventos no âmbito da ACIP, mas sempre muito próximos ao Cejesc, que está presente em mais de 70 municípios e proporciona muitas oportunidades de intercâmbios de experiências”.
Nesta sua trajetória, o núcleo ´exportou´ jovens empresários de Palhoça para o Cejesc. Gabriel Martins atuou em dois mandatos como diretor de marketing enquanto Leandro Rosa cumpriu um mandato como diretor de eventos. Depois desta atuação no Cejesc, Gabriel ascendeu para a vice presidência de Marketing da Facisc.
Thiago de Oliveira, também empresário e um dos coordenadores do núcleo, lembra iniciativas de sucesso do núcleo como as mobilizações pelo Feirão do Imposto, a criação da Feijovem, a realização de uma AGO em Palhoça com 200 participantes, referência estadual até hoje; ações sociais como campanhas de coleta e doações de donativos e até de doação de sangue no Hemosc. “A vivência no núcleo gera experiências muito interessantes na formação das pessoas”, garante Thiago.
Everson Mai, empresário e atual vice presidente da ACIP, acompanha o núcleo desde a sua fundação e acredita que é a melhor porta de entrada para jovens empresários que sonham como sucesso no mundo dos negócios. “O núcleo é uma escola de empreendedorismo, dissemina boas práticas e contribui não só para a formação profissional como proporciona um círculo de amizades fantástico para seus participantes”.