Núcleo de Saúde da ACIT Tubarão realiza formação de soldados em parceria com instituições




Mais um projeto em parceria com a 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército em Tubarão, capacitará soldados em formação, para ingressarem no mercado de trabalho assim que encerrarem o exercício do serviço militar obrigatório. O projeto Saúde em Campo iniciou na noite desta quarta-feira (18), com a presença dos parceiros na iniciativa: Comando do Exército, ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) através de seu Núcleo de Saúde, Prefeitura de Tubarão e Senac.

O curso de Atendimento em Serviços de Saúde capacitará nesta primeira edição, cerca de 30 jovens soldados para atuarem no suporte ao atendimento do público nas instituições de saúde da cidade. Totalizando 80 horas/aula, terá encontros duas vezes por semana, tanto no Senac, quanto no Exército, incluindo aulas práticas e teóricas que orientarão para prestar os primeiros atendimentos de socorro e transporte.

Para o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, o momento de pandemia reforçou as demandas das instituições de Saúde, salientando a importância do curso. “Aproveitem esta oportunidade que contribuirá com a sua profissionalização, o que certamente lhes trará resultados muito positivos na carreira e na vida”, afirmou. O prefeito Joares Ponticelli lembrou da importância do setor para o Município, um dos maiores arrecadadores de ISS (Imposto sobre Serviço), de grande importância no desenvolvimento da cidade. “Há uma necessidade crescente de mão-de-obra na área de Saúde. Esta formação dará dignidade através da inserção no mercado de trabalho, vindo ao encontro desta necessidade”, afirmou.

Para o Capitão Fernando Fracalossi Schramm, subcomandante da 3ª Companhia de Infantaria Motorizada, este é um projeto importante para a sociedade. “É uma satisfação recebê-los aqui, para darmos início a mais este projeto que contribuirá com a formação dos soldados”, pontuou.

Para o coordenador do Núcleo de Saúde da ACIT, formado por empresas da área, Fábio Wandresen, a ideia e o projeto existem graças à possibilidade desta troca entre as empresas de um mesmo segmento, na ACIT. “A cidade está vocacionada para a Saúde. Poder contar com mão-de-obra para dar este suporte, é essencial para o trabalho desenvolvido aqui”, explicou.

A diretora do Senac, Marisa Martini, lembrou que o curso foi construído com base nas necessidades reais das empresas. “Nos reunimos com os profissionais de Recursos Humanos de todas as empresas e instituições do Núcleo para criar um curso focado nas necessidades do mercado, então preparem-se para trabalhar e levarem esta formação para a vida de vocês”, concluiu.

Esta é a segunda experiência deste tipo na cidade. A primeira foi na área de Tecnologia da Informação, também fruto de parceria entre a ACIT e o Exército, por meio do Núcleo de TI da entidade. A formatura do primeiro curso foi realizada no dia 13 de fevereiro de 2020, capacitando na época, 32 soldados no curso Introdução à Programação e Cultura Organizacional.