Compartilhe
O Núcleo de Padarias e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu na noite de quarta-feira, 30 de agosto, o curso de atendimento ao cliente. Ministrada pelo especialista Diego Martins, a capacitação foi exclusivamente voltada para colaboradores dos estabelecimentos nucleados.
Conforme o conteúdo apresentado, os clientes têm buscado experiências e tratamentos singulares. Por isso, o curso aborda desde a linguagem corporal, até o diálogo estabelecido com o consumidor. Martins explica que além da teoria, a capacitação mostra de maneira prática como aplicar o conteúdo ensinado.
“Falamos muito sobre a mudança de comportamento das pessoas. O consumidor está cada vez mais querendo atenção, um tratamento único. No curso nós trabalhamos várias técnicas e práticas que podem ser levadas para a panificadora e colocadas em prática amanhã mesmo. São pontos como postura, linguagem verbal e corporal, o cuidado nos detalhes”, afirma.
Ele ressalta que grande parte dos estabelecimentos não apresentam um bom atendimento pela simples falta de sorriso acolhedor ou uma saudação amigável. Para o profissional, essas atitudes são diferenciais que conquistam o cliente.
“No passado, talvez o nosso consumidor não era tão exigente. Ele ia até o estabelecimento e esperava encontrar o produto, sem focar no atendimento. Mas isso mudou. Hoje as pessoas estão atentas ao tratamento que recebem, mesmo que seja um contato rápido, como ocorre nas padarias”, ressalta Martins.
Segundo o especialista, é importante a capacitação ser realizada com os colaboradores, pois são eles que se colocam na linha de frente. “A maior deficiência dos estabelecimentos está em não qualificar sua mão de obra. Trazer capacitações para os funcionários nos ajuda a saber quais são as dificuldades na hora de atender o consumidor e, juntos, encontrarmos a melhor forma de ofertar de acertar nesta experiência, tornando-a mais humana e acolhedora”, expressa.
O Núcleo
Criado em 1993, o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias é um dos mais antigos em atividade da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). Seu principal objetivo é a união do setor, visando sempre o crescimento, a qualidade e o aprimoramento das empresas e seus colaboradores.
O grupo atualmente conta com 11 empresas nucleadas, que também buscam promover capacitações para os colaboradores. Um dos exemplos, é o curso de Atendente de Padaria, realizado trimestralmente, pela rotatividade no setor. Além disso, os nucleados participam de visitas técnicas, onde se torna possível a troca experiências e ampliação do conhecimento.