Compartilhe
A última sexta-feira, 14 de julho, foi de festa para o Núcleo de Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Na oportunidade o grupo comemorou seus 22 anos de história e relembrou todo trabalho realizado e as conquistas ao longo de duas décadas durante um jantar no Hotel Monthez. O evento reuniu todas as integrantes do Núcleo, coordenadoras e ex-coordenadoras e seus companheiros.
Fundado em julho de 1995 logo após um seminário realizado pela Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), da Alemanha, o Núcleo vem sendo destaque dentro da ACIBr por sua atuação e dinamismo das mulheres, que hoje atuam em diversos setores.
A diretora para Assuntos Comunitários da ACIBr, Maria Valzete Ludvig Walendowsky foi uma das fundadoras do Núcleo e a primeira presidente, além de coordenar o grupo em mais duas gestões. Ela lembra dos primeiros anos de atividades, da necessidade que as mulheres empresárias tinham de se reunir e buscar conhecimento. “O núcleo evoluiu bastante com o passar dos anos e durante todo esse tempo, tivemos um crescimento pessoal e profissional muito grandes, além de um conhecimento maior das empresas e dos demais núcleos da ACIBr. Isso nos fortalece muito, pois conseguimos ver a evolução da mulher dentro das empresas. Apesar de muitas pessoas acharem que é pouco, nossa percepção é diferente, demos um grande passo nesse protagonismo da mulher empresária. Conseguimos tocar nossas empresas, e muito bem. A mulher é uma empreendedora, ela tem uma visão e uma administração muito amplas. Eu acredito que daqui para frente o Núcleo terá uma evolução ainda maior, com mais mulheres participando e buscando esse conhecimento e aperfeiçoamento”, enfatiza.
Diversas ações realizadas pelo Núcleo foram relembradas durante o jantar comemorativo, entre elas, o último evento, a Multifair – Feira Multissetorial, realizada no mês de maio. Em seguida, as ex-presidentes e coordenadoras foram homenageadas com o Troféu Mulher, por sua dedicação à frente do Núcleo.
Para a empresária Dirce Teresinha Thomé Grisa, que coordenou o Núcleo entre 2003/2004, a participação no grupo foi fundamental para seu crescimento e de sua empresa. “Até hoje aplicamos técnicas que aprendi no período em que estive no Núcleo. Agregou muito conhecimento para darmos continuidade ao nosso negócio. É uma satisfação ter feito parte disso, pois o Núcleo é bem voltado para que a mulher se destaque nas empresas, seja mais atuante, confiante, tenha mais segurança e firmeza naquilo que vai fazer e isso vale para todas, em qualquer ramo de atividade”, ressalta.
Força empreendedora
O Núcleo de Mulheres Empresárias da ACIBr tem como principais objetivos formar novas lideranças, incentivar o associativismo, aumentar a participação da mulher na associação, além de promover a atualização empresarial através de seminários, palestras, visitas técnicas e tantos outros eventos. Esses objetivos vêm sendo alcançados, segundo a atual coordenadora do Núcleo, Rosangela Andrade, diante da grande atuação de todas as integrantes do grupo. “É uma satisfação muito grande hoje ser coordenadora desse Núcleo, que só existe porque algumas mulheres, há 22 anos, iniciaram isso, acreditaram e fizeram com que isso acontecesse. É muita história que temos para contar, de um trabalho maravilhoso que vem sendo feito. Este ano, em especial, realizamos nosso maior evento, que foi a Multifair. Um voto de confiança que tivemos de toda diretoria da ACIBr e mostramos a força empreendedora da mulher, do nosso Núcleo. E já estamos preparando um evento muito interessante para o próximo mês, além da segunda Multifair, que será realizada em 2018. E assim, damos continuidade à história deste Núcleo tão importante. Eu espero, que daqui 22 anos, as mulheres estejam ainda mais fortalecidas e unidas nesse grupo”, projeta.
A vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) – Vale do Itajaí, Solange Oliveira, também marcou presença no evento e enalteceu o trabalho realizado pelo Núcleo em Brusque. De acordo com Solange, atualmente o Conselho conta com 55 núcleos, sendo mais de quatro mil mulheres empresárias no estado de Santa Catarina. “O Núcleo de Brusque é muito atuante. Ficamos surpresos com a realização da Multifair, um evento desse tamanho e que pela primeira vez, na nossa regional, foi feito por um núcleo de mulheres. Isso demonstra que estamos no caminho certo, mostrando que o papel da mulher não é só de mãe, esposa, dona de casa, mas sim de mulher empresária, que faz toda diferença nesse cenário que vivemos hoje”, complementa.
A Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Abeoc SC, promove nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, o curso “Organização de eventos técnicos e científicos”, com o Diretor de congressos da MCI Brasil, Rodrigo Cordeiro. O evento acontece no Hotel Sibara Flat & Convenções, em Balneário Camboriú e conta com o apoio da Acibalc.
O Vice-Presidente Litoral da Abeoc SC, Osny Maciel Júnior, explica que o curso tem como público alvo empresas e profissionais que trabalham com a organização de eventos e ressalta que o evento acontece em um momento de grande importância para a cidade. “Não é de hoje que Balneário Camboriú se destaca no cenário nacional, tanto no turismo de lazer, quanto no turismo de negócios e a inauguração do Centro de Eventos nos próximos meses vai potencializar ainda mais o destino e o segmento de eventos na região. Esse curso vem ao encontro disto e é a chance de quem trabalha na área estar ainda mais capacitado para esse grande momento que viveremos”, explica.
Osny lembra ainda que o curso vai trazer as principais tendências do segmento. “Certamente esse momento será de grande importância para o crescimento e melhorias no setor”, ressalta. A inscrição é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail abeocsc@abeoc.org.br e pelo telefone (48) 4141- 1644.
O Programa Empreender
O Núcleo de Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.
Confira a programação completa
Sexta-feira, 21 de julho
07h30 – 08h30 – Credenciamento dos participantes
08h30 – 10h – Apresentação | Disruptura, novo momento do mercado de eventos
10h – 10h30 – Coffee Break
10h30 – 12h30 – Etapas Iniciais / Cronograma de Atividades / Financeiro
12h30 – 14h – Almoço
14h – 16h – Comercialização de eventos | Científico
16h – 16h30 – Coffee Break
16h30 – 18h – Científico | Gestão de inscrições
Sábado, 22 de julho
08h30 – 10h – Promoção e divulgação de eventos
10h – 10h30 – Coffee Break
10h30 – 12h30 – Fornecedores e Exposição Paralela / Feira
12h30 – 14h – Almoço
14h – 16h30 – Tendências e bate-papo
16h30 – 16h40 – Encerramento
16h40 – 17h – Coffee Break de despedida