Nesta terça-feira (10), o Núcleo de Meio-Ambiente criado na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) se reuniu para a série de encontros, na entidade, destinados a conhecer todo o processo de licenciamento ambiental do Município, envolvendo diferentes atores ligados ao segmento.
Nesta edição da agenda positiva criada desde a instituição do Núcleo, no segundo semestre deste ano, foi a vez do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) de Tubarão e a AREA TB apresentarem as sugestões de como agilizar o processo, a partir de um detalhamento do caminho que este processo faz desde o seu protocolo nos órgãos competentes, até a sua aprovação.
“É possível assim, entender quais as reais necessidades para a eficiência do sistema, a fim de assegurar que os empreendimentos sejam sustentáveis, mas também tenham condições de contribuir com a economia do Município”, disse o vice-presidente da ACIT, Eduardo Silvério Nunes, que representa a Associação e coordena o Núcleo.
No relatório do Sinduscon/AREA TB, há sugestões para aperfeiçoar a LAP (Licença Ambiental Prévia), a LAI (Licença Ambiental de Instalação) e a LAO (Licença Ambiental de Operação), necessárias ao processo de implantação de um empreendimento.
Entre outras entidades, o Núcleo já recebeu nos encontros anteriores membros da FUNAT (Fundação Municipal do Meio-ambiente), da Polícia Ambiental e da FATMA (Fundação do Meio-Ambiente).
Fazem parte do Núcleo a ACIT, a Prefeitura Municipal de Tubarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Procuradoria do Município, a Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na próxima terça-feira (17), o Núcleo de Meio-ambiente voltará a se reunir na ACIT, às 17h, para ouvir a Procuradoria do Município. Esta agenda será concluída ainda este ano, recebendo, entre outras instituições, membros da Tubarão Saneamento e reunindo-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Carlos Chiodini.
O Programa Empreender
O Núcleo faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.