Compartilhe
O Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), promove nesta quinta-feira, 28 de setembro, mais uma edição do Dia D Ecoponto. A ação tem como objetivo fazer o descarte correto de pilhas, lâmpadas, baterias, materiais eletrônicos, pneus e esponjas secas. O local da coleta desses materiais será no Sesc, na avenida Arno Carlos Gracher, no Centro de Brusque, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
A coordenadora do Núcleo, Janara Benvenutti, explica que haverá uma limitação de descarte para lâmpadas por CPF ou CNPJ. “Poderão ser descartadas 20 unidades de lâmpadas gratuitas. O ideal é que as pessoas acumulem durante alguns meses esse material em casa, e façam o descarte correto e gratuito no Dia D Ecoponto. Acima desse número, será cobrado R$ 1 por lâmpada”.
O mesmo acontece com pneus. Até cinco unidades é possível fazer o descarte gratuito no local. Acima deste número, também será cobrado o valor simbólico de R$ 1 por pneu. Janara destaca que a ACIBr e o Núcleo de Gestão Ambiental não têm lucro com o projeto, ou seja, o valor cobrado pelo descarte excedente é destinado para as empresas de coleta.
Neste dia, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) participará do projeto, distribuindo mudas de flores para quem passar pelo local. O propósito é valorizar o descarte consciente.
Drive-thru
O Dia D Ecoponto será realizado no estacionamento do Sesc. A coordenadora explica que quem quiser fazer o descarte, pode deixar o material no porta-malas do carro, que a própria equipe fará a retirada e armazenamento no local correto. A ação é promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr em parceria com o Sesc, Samae, Defesa Civil, Fundema e Observatório Social de Brusque.
Eu ajudo na lata
No Dia D Ecoponto também será possível contribuir com a campanha ‘Eu Ajudo na Lata’, realizada em parceria entre a ACIBr e Unimed. A campanha tem como objetivo juntar tampinhas de garrafas e lacres de latinhas que, posteriormente, serão vendidos, para a compra e doação de uma cadeira de rodas adaptada.
“Para conseguir uma cadeira é preciso preencher 700 garrafas PET. São muitas tampinhas e lacres necessários para converter esse resíduo em uma cadeira de rodas, para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência”, ressalta a coordenadora.
Serviço
Dia D Ecoponto
28 de setembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Sesc – Avenida Arno Carlos Gracher, Centro