Núcleo de Gastronomia da ACIT se reúne com prefeito e pede apoio ao setor




Integrantes do Núcleo de Gastronomia da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) foram recebidos hoje (30), pelo prefeito municipal de Tubarão, Joares Ponticelli. Eles fizeram a entrega de um ofício onde solicitam apoio ao setor, que tem sido um dos grandes impactados pela pandemia de Covid-19.

Entre as medidas solicitadas estão o parcelamento do ISS (Imposto Sobre Serviço), do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana) em débito e suspensão de cobrança durante o tempo de paralização das atividades, bem como a suspensão de cobrança de tarifas municipais durante o tempo de paralização das atividades (taxa de coleta de lixo, iluminação pública, entre outras), busca por fomento e linhas desburocratizadas e direcionadas de crédito de capital de giro, para suprir o fluxo de caixa de pequenas e médias empresas, com benefícios de carências, taxas incentivadas de longo prazo e sem limitações a empresas com restrições de crédito ou sem certidões fiscais negativas, bem como isenção de garantias.

O prefeito informou que algumas das medidas solicitadas já estão previstas para serem incluídas no plano que deverá ser apresentado nos próximos dias pelo Governo Municipal.

Também solicitam a participação efetiva do setor no Comitê de Crise e Retomada da Economia, planejando de modo gradativo, a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos e permissão para venda de bebidas alcoólicas; autorização para retomada de música ao vivo nos restaurantes, ampliação da capacidade de público possível nos restaurantes; permissão para a realização de eventos sociais, reforçando que todas as medidas deverão seguir e respeitar os protocolos de segurança contra a Covid-19 vigentes no Município.

O Núcleo de Gastronomia é coordenado pela ACIT, com a participação de empresas e profissionais de Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares. Em 2020, eles realizaram o primeiro Festival Gastronômico com apoio da ACIT, SEBRAE SC e Prefeitura Municipal, com foco na valorização e fortalecimento do setor e planejam a segunda edição para este ano.

 

Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação ACIT