Compartilhe
A possibilidade de parceria com produtores agrícolas de Jaraguá do Sul e região é um dos resultados de visita que integrantes do Núcleo de Gastronomia da ACIJS realizaram recentemente em comunidade do interior do município.
Foram visitadas três propriedades rurais no bairro Rio da Luz, com o objetivo de permitir aos empreendedores conhecerem como a agricultura familiar se desenvolve e estabelecer o primeiro passo para uma eventual parceria na qual representantes deste núcleo formado por proprietários de restaurantes, bares e similares possam adquirir parte desta produção para seus estabelecimentos.
Durante a visita, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul foi representada pelo servidor Adriano Luiz Roik que explicou que ideia de buscar a aproximação entre empresários e os produtores locais surgiu durante um recente encontro do Conselho Municipal de Turismo. “Achamos muito interessante, porque o intuito da Secretaria de Abastecimento Rural e da própria Prefeitura é buscar meios para o agricultor ter um ganho a mais com sua produção. Acreditamos que se a ideia se concretizar será uma parceria muita boa para os dois lados”, destacou Roik.
Marcio Corrêa, líder do Núcleo de Gastronomia e proprietário da Doux Gastronomia, ressaltou a qualidade dos produtos da agricultura familiar jaraguaense e a importância de gerar maior valor agregado tanto para o negócio das empresas do segmento, como para a agricultura do município. Tamara Moraes (Madonna Pizza) e Ana Paula Alves (Pub Stannis), também nucleadas, assinalaram a importância de conhecer o produto na origem.
O produtor Claudio Klabunde apresentou com detalhes a variedade de alimentos que cultiva na sua propriedade e enalteceu o interesse do setor empresarial em conhecer a atividade rural dedicada à produção de alimentos. “Ajuda a desenvolver as propriedades e o local onde estão, é interessante para todos os agricultores para que tenham essa oportunidade já que o mercado está aberto. Não deixa de ser uma forma de incentivar as pessoas para que continuem produzindo cada vez mais”, apontou Klabunde que trabalha com hortaliças, temperos e também alguma coisa de tubérculos como batata e aipim além de berinjela, abóbora, entre outras variedades.