Compartilhe
Mais de 20 profissionais que integram o setor de eventos em Brusque, Guabiruba e Botuverá, participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 9 de dezembro, na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O encontro formalizou a criação deste Núcleo, que já nasce com um grande propósito: buscar diálogo no Estado para a retomada dos serviços, seguindo protocolos estabelecidos de saúde e segurança.
“É um grupo comprometido e preocupado com a coletividade. E isso é associativismo. É um caminho que começa a ser percorrido em conjunto, para que todos possam sair ganhando. Nossa entidade trabalha sempre dentro da legalidade e vamos ampliar este diálogo, em busca de avanços e concessões”, afirma a diretora de Núcleos da ACIBr, a empresária Maria Valzete Ludvig Walendowsky.
A consultora da FACISC, Scheila Raquel Mazurek, também acompanhou a reunião e apresentou dados do setor, mapeados dentro das Associações Empresariais de Santa Catarina, neste contexto de pandemia da Covid-19. “São pleitos que se assemelham com academias e parques aquáticos, embora tenha também encontrado alguns modelos com o Núcleo de Eventos da cidade de Campos Novos, formado há três meses”, conta a consultora.
Para ela, é importante propor às autoridades públicas, nos municípios ou Estado, reflexões e caminhos para a retomada dos serviços, conforme já ocorreu na maioria dos setores. “Podemos iniciar este trabalho de aproximação, entender de que forma algumas cidades já avançaram na liberação de eventos e ter alguma perspectiva de retomada. Nossa proposta é que o setor também possa melhorar e se fortalecer em termos de gestão, através de encontros quinzenais ou mensais”, ressalta Scheila.
A consultora informou aos empresários que, no dia 14 de dezembro, haverá uma audiência pública virtual, às 19h30, com deputados estaduais. Ela também se comprometeu a agendar uma nova reunião, de forma virtual e extraordinária, com o assessor jurídico da FACISC, com o intuito de buscar uma agenda com o governo do Estado.
União
Hoje, mais de 150 profissionais da área de eventos de Brusque e região participam de um grupo de whatsapp, criado em meados de abril, após uma reunião no Clube Santos Dumont. São fotógrafos, decoradores, cerimonialistas, músicos, equipe de filmagens, proprietários de estabelecimentos, entre outros. Recentemente, o grupo participou de uma reunião na prefeitura, com membros da Procuradoria, Defesa Civil, Saúde, Vigilância Sanitária e do próprio prefeito. Lá foi sugerida a organização dos profissionais, conforme os moldes estabelecidos nos Núcleos da ACIBr, com a intenção de aumentar a representatividade. “Entregamos um plano de funcionamento com todos os protocolos de saúde e segurança, que foram acatados em totalidade. Desta forma, conseguimos trabalhar em aniversários e batizados, que não trazem a mesma renda de formaturas ou casamentos, mas são alguma renda”, diz a empresária do setor, Elen Dellagnolo.
Segundo ela, nesses últimos meses, alguns profissionais já buscaram a formalização de seus negócios e a expectativa é que este número aumente, contribuindo também para a profissionalização e combatendo a concorrência desleal. “Chegamos até aqui pela dor, não pelo amor. Mas esperamos que essa dor comece a nos trazer resultados”, pontua.