Compartilhe
Mais de 250 pessoas participaram da quarta edição do Fórum de Lideranças Cooperativistas, realizado pelo Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí, da Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS). O evento foi realizado nessa quarta feira (8) no Jardim América Casa de Eventos, em Rio do Sul.
Na programação estavam a palestra “Inter cooperação e Governança” com Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, e o painel “Pessoas e Inovação” com Fabiana de Souza Medeiros, Diretora de Gente e Cultura da Cooper, e Leonardo Aguiar, médico e palestrante. “O fórum é mais uma iniciativa para colocarmos em prática a missão do núcleo que é promover ações de integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí”, ressalta Marlene Alegri, coordenadora adjunta do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí.
“Estou muito feliz em participar desse evento que mostra o trabalho importante que as cooperativas desenvolvem aqui na região. Iniciativas como essa fortalecem ainda mais o movimento cooperativista”, comenta o Neivor Canton.
A força do cooperativismo no Alto Vale
O Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí começou em 2016. Tem como visão ser agente fomentador do cooperativismo regional, buscando seu fortalecimento e maior representatividade econômica e social. Hoje são 19 cooperativas singulares nucleadas, de quatro ramos: 15 cooperativas de crédito, duas de saúde, uma do ramo agropecuário e uma do ramo de consumo.
Os números comprovam o quanto a iniciativa e o movimento cooperativista contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale. De acordo com um levantamento do núcleo e da OCESC, são mais 2023 colaboradores, 217 mil cooperados, mais de 4 bilhões em ativos totais e mais de 64 milhões de sobras distribuídas pelas cooperativas da região.
“Acreditamos que o cooperativismo transforma as comunidades onde atua. Por isso, trabalhamos para que ainda mais pessoas conheçam e façam parte desse movimento que contribui para construir um mundo mais justo e melhor para todos”, diz Mariane Caetano Paulakoski, coordenadora do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí.