Compartilhe
Os profissionais de contabilidade ligados à Associação Empresarial (Acisbs) se reuniram na terça-feira, 20, para mais um encontro mensal. Na pauta, Imposto de Renda 2018. Eles trataram de declarações para Micro Empreendedores Individuais (MEI), profissionais liberais, além do incentivo de repasse ao Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal do Idoso (FMI). “Temos como meta sensibilizar mais pessoas para que esse recurso fique em nosso município”, destacou a vice-coordenadora Marcia Grossl Nenevê Cordeiro.
Os contadores falaram da dificuldade na sensibilização, pois quem decide doar, precisa realizar o pagamento em parcela única, não podendo parcelar. “Mesmo com essa dificuldade precisamos divulgar a importância desse dinheiro ficar na cidade. Em São Bento no ano passado apenas 60 pessoas fizeram essa opção” contou. A contadora aproveitou ainda para convidar o grupo para participar do Declare Certo, que acontece simultaneamente no município e em Rio Negrinho, no dia 14 de abril. “Nesse dia vamos orientar e esclarecer as principais dúvidas do Imposto de Renda. É um dia para prestar serviço gratuito à comunidade”.
Também participou da reunião, a diretora de Tributação da prefeitura, Ingrid Aparecida Stiegler, que iniciou a conversa dizendo que o objetivo é manter um canal aberto de comunicação entre prefeitura e profissionais da contabilidade. Ela falou da migração do sistema e dos problemas que aconteceram com os carnês de ISS fixo, que foram emitidos já com a data vencida para pagamento. “Os novos boletos, com vencimentos para 30 de abril, já estão disponíveis no site da prefeitura” anunciou. No site, para acessar o espaço, o usuário precisa de um login e senha que deve ser solicitado ao departamento. Aproveitando a participação da diretora, os contadores solicitaram melhorias na emissão dos alvarás, segundo eles, com a troca de sistema, há um atraso de praticamente um mês, o que prejudica o andamento dos trabalhos.
Núcleo – o grupo não vai se reunir em abril devido à alta demanda de declaração de Imposto de Renda, retornando os encontros em maio.
Declare Certo
Data: 14 de abril
Horário: 9 às 17 horas
Local: Germânia Super Center de São Bento do Sul e Rio Negrinho
Organização: Núcleo dos Profissionais de Contabilidade (Nupec), Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (Sescon), Sindicato de Contabilistas (Sindicont) e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC SC)
FIA – busque a orientação de um contador para destinar parte do imposto para crianças, adolescentes e idosos do município, por meio do FIA e FMI. O incentivo fiscal, previsto na legislação brasileira, permite a Pessoa Jurídica deduzir até 1% do seu Imposto de Renda para o Fundo da Criança e 1% para o Fundo do Idoso. (Somente para empresas tributadas pelo Lucro Real). Pessoa Física também pode reduzir até 6% do seu imposto, podendo ser dividido entre os Fundos da Criança e do Idoso (somente para o modelo de declaração completa).