Compartilhe
Na tarde desta terça-feira, 20 de setembro, na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) foi realizado um encontro entre o Núcleo de Construtoras da entidade e os sócios das empresas alemãs MRG Projetos Estruturais e Drees & Sommer. É a segunda vez que os gestores alemães estão em Brusque para dar continuidade às tratativas da primeira visita, em março deste ano, mediada pelo presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel.
“A ACIC trabalha em parceria com uma associação da Alemanha, da região de Baden-Württemberg. Já desenvolvemos intercâmbios em todos os segmentos, seja familiar, estudantil, profissional, empresarial ou cultural. O laço se fortaleceu e nossas famílias se tornaram amigas. No decorrer dos anos foi possível transferir parte desse intercâmbio também para as empresas. No final de 2015, a RMG veio nos procurar para conhecer pessoas ligadas à área de engenharia e arquitetura. De lá até aqui, nós apenas mediamos o encontro”, afirma o presidente de ACIC, Valdir Riffel.
Segundo ele, os empreendedores alemães têm muitas ofertas para fazer. Eles apresentam suas experiências e conhecimentos na área de construção civil, desenvolvido a partir de terceirização de serviços e projetos. “Hoje finalmente estes profissionais da mesma área, brasileiros e alemães, se encontraram para ver o que um pode aprender com o outro”, observa Riffel.
Para o coordenador do Núcleo de Construtoras da ACIBr, Valter Orlandi, o intercâmbio de informações e conhecimento é sempre positivo, especialmente quando se trata de um país como a Alemanha, referência para o mundo no setor de construção civil. “Acredito que esse diálogo vai gerar frutos. Brusque é uma cidade que a Alemanha vê como oportunidade de negócio e já existem alguns setores trabalhando em parceria. O que nos foi apresentado hoje é uma oportunidade, mas precisamos fazer com que isso cresça. Ter uma linha de crédito alemã, com taxas de juros menores do que as disponíveis no Brasil, pode ser uma alternativa para que as parcerias aconteçam”, avalia.
Crédito Foto: Guédria Motta