Compartilhe
O projeto foi desenvolvido após o Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) ser procurado pelas freiras que administram o Recanto. “Elas precisavam de uma proposta para conseguir apresentar à comunidade o que querem fazer, só não sabiam como. Agora com o projeto pronto será mais fácil de arrecadar fundos e construir”, conta a integrante do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Ana Carla Capistrano.
O projeto elaborado pelos profissionais do Núcleo propõe um espaço de convivência para os idosos onde será possível receber uma maior quantidade de pessoas e realizar eventos de confraternização. Um ambiente aconchegante, amplo e de fácil acesso para todos. Compreende banheiros, cozinha, depósito, churrasqueira e um salão, que podem ser divididos conforme a necessidade do evento. Energia fotovoltaica e captação de água da chuva integram o projeto.
“O objetivo do projeto foi criar um ambiente de integração para que os idosos posam receber os familiares e convidados. Pensamos em uma proposta o mais sustentável possível”, comenta a integrante do Núcleo de Arquitetos, Camila Cristina Rosa.
Uma das preocupações dos integrantes do Núcleo de Arquitetos foi propor uma estrutura livre de enchente. “Além de todo o planejamento futuro, pensamos no prédio já existente. Precisamos elaborar uma estrutura que não cobrisse o sol ou tampasse a luminosidade dos quartos e que ficasse protegido das cheias que acontecem na cidade”, conta a arquiteta, Maitê Ferrari.
O jardim sensorial é um dos destaques do projeto, que contempla hortas, flores e árvores frutíferas. Para que os idosos possam se aproximar com mais facilidade do local, rampas e pontos de acessibilidade também integram a proposta.
O Programa Empreender
O Núcleo faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.