Compartilhe
Criado no ano de 2021, o Núcleo de Agronegócios tem realizado diversas ações e vem se consolidando ano a ano. O coordenador do núcleo, Pablo Araldi, apresentou estas ações e os desafios enfrentados pelo setor para a diretoria da Associação Empresarial de Lages na reunião desta segunda-feira, 1º de julho.
As principais ações ordinárias realizadas pelo núcleo no primeiro semestre de 2024 inclui uma parceria com o Núcleo de Contadores que realizaram uma reunião para esclarecer os principais pontos do Imposto Territorial Rural (ITR), Ato Declaratório Ambiental (ADA) e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Além disso, foram realizados debates sobre o Cadastro Ambiental Rural, tendências do agronegócio e commodities, entre outros. O núcleo realizou ainda atividades extraordinárias, como painéis de debates com especialistas de diversas áreas para discutir os impactos das chuvas e a importância do turismo rural.
Além disso, o coordenador do núcleo destacou a necessidade de políticas públicas permanentes para o setor agrícola, como créditos e industrialização local. Reforçou também a necessidade de transformar a madeira local em produtos de maior valor agregado.