Núcleo de Academias da ACIC promove ação social




Contribuir para o bem-estar da comunidade foi um dos objetivos do Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ao planejar uma ação social para marcar o encerramento das atividades deste ano. As academias integrantes do grupo empresarial arrecadaram, entre profissionais, alunos e colaboradores, alimentos não perecíveis que foram doação ao Programa Viver, localizado no bairro Quedas do Palmital, em Chapecó.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Angélica Filippini, essa foi uma maneira de encerrar as atividades do ano fazendo o bem. O Programa Viver atende crianças e adolescentes com mais de 15 oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de lazer e de esportes em uma estrutura que conta com salas de aula, salas de informática, refeitório, playground, entre outros espaços.

“As famílias são cadastradas e isso garante que todas receberão as doações. O Programa Viver acredita que quanto mais mantermos as famílias e as crianças em ações e oficinas, mais preveniremos situações de risco social e, quanto mais prevenir, sobra menos tempo para as ofertas negativas da rua. Foi por acreditar nisso e no trabalho sério e responsável do Programa que o adotamos para essa ação”, frisou Angélica.

AVALIAÇÃO

Neste ano encerra a atual gestão da ACIC, juntamente com as coordenações dos núcleos empresariais. Para Angélica, os últimos dois anos foram desafiadores em função da pandemia, mas mesmo assim o Núcleo de Academias realizou ações em prol da comunidade e dos profissionais de educação física. Entre as atividades estiveram as campanhas de doação de sangue em 2020 e em 2021, em parceria com o Hemosc.

Neste ano, também foi realizada uma programação especial em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. Ocorreram palestras online sobre atividade física, saúde e pandemia, sobre a reinvenção da atividade física durante a pandemia e apresentado um case de um atleta olímpico e empresário do setor fitness. “Também mantivemos as reuniões mensais para discutir, construir e nos apoiar dentro do mundo do fitness. Finalizamos 2021 com essa bela ação de arrecadar alimentos. Acreditamos que podemos ajudar e fazer um mundo melhor para as pessoas através do incentivo e orientação à atividade física e com as ações sociais”, concluiu Angélica.

NÚCLEO DE ACADEMIAS

O Núcleo de Academias da ACIC tem a finalidade de promover ações que oportunizem o desenvolvimento e o fortalecimento das empresas do setor, por meio da troca de experiências, promoção de cursos de qualificação visando atualização e compartilhamento de informações. É formado por 12 academias que têm por premissa atender com qualidade, ética e segurança a população que procura atividade física, mantendo em seus quadros exclusivamente profissionais formados em Educação Física e com registro no Conselho Profissional.

Tem como objetivo estimular a população a praticar atividades físicas que levem à promoção da saúde e qualidade de vida, valorizar e distinguir as empresas que mantêm conduta ética e profissional, bem como promover o desenvolvimento empresarial.