Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr sedia evento estadual de empreendedoras




O Núcleo das Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) sediou na sexta-feira, 1º de julho, o 3º CEME Conecta – o encontro do Conselho Estadual da Mulher Empresária.

Realizado no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), o evento reuniu na parte da manhã cerca de 120 mulheres empreendedoras de diversos locais do estado. O evento teve como objetivo conectar lideranças femininas, promover network, estimular a realização de negócios, além da troca de experiências e boas práticas.

Esta foi a terceira edição do encontro, realizada quatro vezes ao ano, e que reuniu o maior número de participantes em 2022 até agora.

O evento foi realizado no mês em que se iniciam as comemorações dos 27 anos de fundação do Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr, iniciado em 12 de julho de 1995. “Foi um encontro muito especial, que dá início ao mês de aniversário do Núcleo. Ficamos muito felizes em sediar esta edição do CEME e acolher mulheres de diversos locais do estado que mostram a força empreendedora catarinense. Foi uma manhã de muita troca e aprendizados e à tarde tivemos uma visita técnica muito especial. Que cada vez mais possamos ter mais oportunidades para promover o nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, declarou a coordenadora do Núcleo, Cristiane Costa Bonacina.

Palestras

Na programação do evento, as participantes conferiram palestras, apresentação de três cases de sucesso dos Núcleos de Brusque, Mafra e Araquari, bem como fizeram networking.

Na oportunidade, a presidente do CEME, Poliana de Oliveira, falou sobre a atuação do órgão, que integra a Federação das Associações Empresariais do Estado (FACISC) e da importância do evento ser sediado em Brusque. “Tenho certeza que cada mulher que esteve aqui hoje irá voltar ainda mais inspirada para ser a diferença na sua cidade e esse é um dos propósitos do evento: desenvolver mulheres para que elas cada vez mais se tornem lideranças no meio em que vivem. Brusque tem grandes empreendedoras, que organizaram um encontro muito bacana para nos receber, com um número realmente expressivo de participantes e ficamos muito satisfeitas pela acolhida”, declarou.

Segundo ela, atualmente, o CEME é considerado a maior organização estadual de mulheres empresárias, contando com 79 Núcleos atuantes em diversas regiões, e mais de 1.300 mulheres envolvidas, de forma voluntária, em prol do fortalecimento do empreendedorismo, associativismo e inovação. “É gratificante liderar esse movimento que tem um objetivos bem definidos e temos alcançado cada vez mais resultados, com um número maior de mulheres liderando em suas cidades. A própria ACIBr possui uma mulher em sua presidência, a Rita Cassia Conti, o que é muito significativo, assim como demais lideranças em outras ACIS no estado. E é nesse propósito que atuamos, em prol do desenvolvimento dos negócios, das cidades e do nosso estado”, completou.

A segunda palestra do encontro foi “Conectar para crescer”, apresentada por Cerli Silva, da Hemera Consultoria, que de forma objetiva e através de uma dinâmica reforçou a importância do protagonismo da mulher em gerar oportunidades para seus negócios. “Precisamos usar todas as chances que temos no dia a dia, desde o momento que saímos de casa até a hora que voltamos. E esse encontro de hoje foi uma forma de despertar nessas mulheres o empreendedorismo, o desejo de fazer diferente, de falarmos do nosso negócio com pessoas que nunca vimos antes, mas que podem ser clientes em potencial ou que poderão nos indicar para algum futuro cliente”, explicou.

Lições e insides

A terceira palestra da manhã trouxe o case de Vera Petry, que é gestora de pessoas e negócio na Renaux View, e também empreendedora, atuando como mentora e coach, com foco no desenvolvimento humano.

Ao longo de sua palestra, Vera contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional e, por meio de reflexões, falou sobre a importância da liderança feminina no mercado de trabalho, em como as mulheres precisam se conhecer e valorizar, assumir competências e serem protagonistas da sua própria história de vida. “Busquei mostrar para todas essas mulheres o quanto é importante nos sentirmos inteiras nesse processo de empoderamento. Acredito que a minha história de vida e de carreira seja semelhante a de outras aqui presentes, por isso a minha mensagem é para que elas acreditem no seu potencial e principalmente procurem, o mais cedo possível, descobrir os seus talentos, pois assim, a nossa missão se torna muito mais fácil. O mundo e as empresas precisam de pessoas assim, talentosas, com propósitos e com o olhar e o cuidado feminino”, reforçou.

Visita técnica

No período da tarde as participantes realizaram uma visita técnica a Renaux View, onde conheceram todo o processo de produção, desde o fio até o tecido que é entregue para os clientes. A empresa possui 710 colaboradores, sendo 157 mulheres em seu quadro de funcionários, e produz 1 milhão de metros de tecidos por mês.

“A Renaux View é uma empresa que tem o seu produto voltado para moda feminina, em todo o Brasil e também fora dele. Ela tem em seu modelo de gestão a presença da mulher muito valorizada, tanto que atualmente somos três mulheres que coordenam diretamente toda a gestão. Por isso agradeço a oportunidade de, mais uma vez, participar de um evento do Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr e levar uma mensagem de inspiração a outras empreendedoras”, acrescentou Vera.

Durante a visita, o grupo também conheceu pessoalmente o senhor Walter Orthmann, que completou 100 anos de idade no último dia 19 de abril e é recordista mundial, pelo Guinness World Records, por estar há 84 anos trabalhando na mesma empresa.

Saiba mais

Fundado em 1997, o Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) integra a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e é formado, atualmente, por 79 núcleos de mulheres empresárias, que reúnem mais de 1.300 nucleadas.

Entre seus projetos, além do CEME Conecta, realiza o Onda Mentoring; o Geração Empreendedora; entre outros. No dia 24 de agosto irá realizar o Empreender Mulher Catarinense, durante a ExpoGestão, em Joinville. Já no dia 30 de setembro acontece o 4º e último CEME Conecta de 2022, na cidade de Lages.