Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr recebe palestra de Evelina Dubiella Zen




Ser mulher, esposa, mãe, filha, avó, se dedicar ao trabalho, aos afazeres da casa, ser voluntária em ações da comunidade, além de exercer diversas outras funções diariamente, não é tarefa fácil para muitas mulheres hoje em dia. Mas, imagine desempenhar todos esses papeis em outras épocas, onde a tecnologia não era tão avançada e muitos serviços básicos que temos hoje não existiam ou eram de difícil acesso.

Foi buscando inspiração nessa trajetória que o Núcleo das Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) recebeu durante sua reunião mensal, nesta quinta-feira, 5 de março, a presença de dona Evelina Dubiella Zen, que contou um pouco de suas experiências e histórias de vida, com muitas mensagens e lições. A palestra foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8 de março.

Olhar para a comunidade

Filha de família humilde, de descendentes alemães por parte materna e de poloneses por parte de pai, dona Evelina casou ainda jovem. Foi professora em Blumenau e mudou-se para São Paulo dias após a união com Hylário Zen, onde iniciaram a vida de casados, na década de 1950. Anos depois, após a fundação e expansão da empresa Zen S/A, a família retornou para Brusque, na década de 1970, onde permanece até hoje, e onde deu continuidade a uma trajetória de muito trabalho em prol da família e de dedicação em prol da comunidade – atividade voluntária exercida por dona Evelina até hoje, em especial na comunidade Santa Rita de Cássia. O casal teve seis filhos, 15 netos e oito bisnetos: suas grandes riquezas.

Além de empresário, Hylário Zen também foi ex-prefeito de Brusque e ex-presidente da ACIBr, e sempre teve ao seu lado a mulher, amiga e mãe dedicada.

Aos 85 anos, com grande vitalidade, dona Evelina falou para as mulheres empresárias sobre a importância da constante busca pelo conhecimento. “O melhor da vida é poder aprender e ensinar, portanto nunca se cansem de aprender. Além disso, sempre busquem transmitir otimismo para o próximo, para a vida ser mais bela, mesmo se o seu coração está triste, mantenha sempre seu sorriso no rosto”, enfatizou.

A participação foi acompanhada pela filha, Janete Zen, e pela neta Roberta Zen.

Presente

Para a coordenadora do Núcleo, Gisela Gracher Stieven, a troca de experiência com a convidada foi extremamente enriquecedora para o Núcleo, à medida que traz um case de trabalho e de vida inspirador. “Ela é uma grande mulher e trouxe seu exemplo, com muita simplicidade. Foi um grande presente em tê-la conosco, em ouvir suas histórias e ensinamentos, em podermos sempre ter alegria e o olhar ao próximo”, comentou.

Da mesma forma a coordenadora deixou sua mensagem pela passagem da data às demais mulheres empresárias. “Que possamos ser simplesmente mulheres. Somos guerreiras, desde sempre, e temos como resultado nossas conquistas com muito respeito, confiança, e dedicação ao trabalho. Que possamos repensar nosso dia a dia e nossas atitudes e continuar nessa caminhada. Parabéns a todas pela data”, comentou.