Compartilhe
Disseminar a cultura do cooperativismo e do associativismo para fortalecer tanto o desenvolvimento econômico quanto social da comunidade e também promover a integração entre as cooperativas. Esse é o objetivo do Núcleo das Cooperativas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), criado em agosto deste ano. O grupo reúne 12 das maiores cooperativas de Chapecó e que têm impacto na região.
Na última semana, o Núcleo promoveu sua primeira reunião de trabalho e definiu a coordenação. Assumiu como coordenador Fernando Rebelatto, do Sicoob MaxiCrédito, como vice-coordenadora Vanessa Cristina Simões Pires, da Credcrea, e como tesoureiro Douglas Zanesco, da Unicred.
De acordo com Rebelatto, entre as primeiras ações planejadas está levar ao conhecimento dos demais núcleos da ACIC a importância do cooperativismo como modelo de negócio, durante o mês de outubro. Para novembro, o grupo está aguardando a confirmação da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que é promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira. “O objetivo desse evento é levar o tema para debate a nível nacional. Como em nosso Núcleo temos várias cooperativas de crédito, estamos planejando ações e definindo qual o público para levarmos as atividades da Semana ENEF”, explica.
Rebelatto enfatiza que, assim como a ACIC promove o desenvolvimento dos negócios através do associativismo, o Núcleo das Cooperativas surge com o objetivo de ressaltar a importância do cooperativismo. “Queremos levar ao conhecimento de todos esse modelo como forma de empreendedorismo e desenvolvimento, gerando negócios conscientes e sustentáveis, além do papel social das cooperativas, que é baseado nos princípios cooperativistas, principalmente quanto à igualdade e transformação da vida social e econômica de seus membros”, realça o coordenador do Núcleo.
O cooperativismo está presente há décadas em Chapecó. É um dos pilares do desenvolvimento regional e responsável por um significativo movimento econômico e de geração de empregos no Oeste e em todo Estado. “As maiores cooperativas do ramo agropecuário, crédito, transporte, infraestrutura e saúde estão sediadas no município e na região. Elas, como modelos de organização humana, oportunizam e desenvolvem ações econômicas, permitindo que os resultados colhidos retornem para os seus cooperados proporcionalmente aos seus esforços”, enfatiza Rebelatto, ao acrescentar que não tem como falar em cooperativismo sem citar grandes lideranças que elevaram a importância desse modelo para o âmbito nacional: Aury Luiz Bodanese e Mário Lanznaster que, por muitos anos, conduziram os conselhos de administração das Cooperativas Alfa e Aurora.
Integram o Núcleo as seguintes cooperativas: Sicredi, Transpocred, Unimed, Credcrea, Sicoob, Unicred, Evolua, Cresol, Sulcred, Uniprime e Cooperalfa.
O grupo está aberto para novas adesões em qualquer momento. Mais informações com a ACIC pelo e-mail nucleos@acichapeco.com.br, pelo telefone (49) 3321-2800 ou com os integrantes do Núcleo.