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“Quero agradecer à escola que nos abriu as portas. E dizer que estamos muito felizes com o resultado que tivemos aqui. Observamos que foi possível compartilhar conteúdos relevantes e construir um diálogo com os alunos. Esperamos que essa marca de bons exemplos e direcionamentos contribua para boas escolhas no futuro de cada um”, avalia Andreia.
De acordo com a coordenadora, a primeira edição do Profissional do Futuro chega ao fim com a certeza de um crescimento mútuo. “Por mais que tenhamos experiências para compartilhar, eles também nos ensinaram durante todo o projeto”, ressalta.
Profissional do futuro
O estudante Matheus Gustavo Leal, da 2ª série do Ensino Médio, avalia a experiência como produtiva, reforçando que os encontros estimularam à reflexão sobre a futura vida profissional. “Gostei muito da parte de autoconhecimento e empreendedorismo, porque já tenho uma ideia pré-determinada de que quero ser programador. Mas os ensinamentos que aprendi nas aulas me levaram a pesquisar mais sobre o que eu realmente queria”, ressalta.
Assim como Matheus, a aluna Gabrielly Merisio, também da 2ª série, comenta sobre a importância dos assuntos abordados pelo projeto. “Penso que, para nós que estamos quase nos formando, é bom aprendermos mais sobre quem somos, a economia e como a sociedade funciona”, frisa.
O mesmo pensamento é partilhado por João Pedro Ribeiro, aluno da 2ª série, que não tinha conhecimento sobre o conteúdo discutido no projeto. “Foi muito importante para o nosso futuro, porque muitos não tinham muita noção do que vão fazer ou de por onde começar. Então o que aprendemos vai agregar muito”, fala.
O projeto
Com duração de aproximadamente dois meses, o Profissional do Futuro é dividido em quatro encontros. A abertura tem como tema a palestra “Profissional 4.0”, onde são apresentados os conceitos de Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e do Mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível).
No segundo encontro, os estudantes aprendem sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo. A expectativa é de que, a partir deste conhecimento, os estudantes possam refletir sobre o futuro.
Já no terceiro módulo são ensinadas noções de cooperativismo e educação financeira. Por fim, no quarto e último encontro, os alunos conhecem ferramentas e processos que estimulam o autoconhecimento.
A coordenadora Andreia explica que o projeto deve continuar e a previsão é que, a cada semestre, ocorra em uma instituição de ensino diferente.