Compartilhe
A última reunião do Núcleo da Saúde da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) de 2023, realizada nesta quarta-feira, 29 de novembro, teve a presença do diretor-geral da Secretaria de Saúde de Brusque, Victor Sardo, e da diretora de Vigilância em Saúde, Caroline Maçaneiro.
O encontro teve como objetivo fazer uma aproximação do núcleo com a nova gestão da Secretaria de Saúde, que assumiu em agosto deste ano, após a eleição suplementar.
“A ideia foi trazer representantes da secretaria aqui para compreendermos melhor a pauta deles para 2024, e entender como podemos alinhar parcerias para complementar o serviço do SUS na cidade através dos nucleados e das empresas privadas que ainda vão se associar ao núcleo”, destaca a coordenadora, Amanda Sanches Baumel.
Durante a reunião, o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Victor Sardo, apresentou os projetos da pasta para o próximo ano. Entre as prioridades, está o fortalecimento da atenção primária, a redução das filas de exames e consultas, implantação da telemedicina e outros serviços de inovação. “Temos uma demanda represada de exames, dificuldade na contratualização de prestadores de serviços e no ano que vem queremos atingir todas essas metas”, afirma.
Ele destaca a importância da parceria entre a secretaria e o núcleo. “É fundamental fomentar e fortalecer essa aproximação com a ACIBr. É um órgão empresarial de suma importância no município, que pode trazer muitos projetos e parcerias para melhorar a saúde pública brusquense”.
Conscientização sobre a dengue
Na reunião, a diretora da Vigilância em Saúde, Caroline Maçaneiro, falou sobre a preocupação com uma nova epidemia de dengue na cidade, principalmente devido às chuvas intensas registradas desde outubro.
“Veio alerta estadual para a região devido ao período de chuva e a aproximação do verão. Estamos trabalhando para evitar uma nova epidemia no município e a parceria com o Núcleo da Saúde é importante, porque quanto mais trabalharmos juntos, mais conseguiremos atingir a população e trabalharmos no mesmo propósito”.
Um projeto de parceria entre o Núcleo de Saúde e a Vigilância deve ser estruturado para atuar na conscientização e prevenção da dengue na cidade.
Caroline destacou ainda a situação da hantavirose, que teve duas mortes registradas em Brusque, e da leptospirose, que tem casos em investigação. “Tem alguns sinais e sintomas dessas doenças que são semelhantes a dengue, então estamos alertando para que levem a todas as instituições de saúde essa situação, para que todos fiquem atentos e façam a notificação dos casos suspeitos”.
Banco de leite
Ainda durante o encontro, a coordenadora do Núcleo da Saúde, apresentou para os representantes da secretaria o projeto em estudo para a implantação de um banco de leite em Brusque.
“Hoje o leite humano é recolhido em Brusque e encaminhado para Blumenau e a nossa cidade fica com uma parcela muito pequena, que não supre a necessidade. Uma criança que se desenvolve bem, influencia no bem-estar da família, e consequentemente do trabalhador. Temos um projeto pronto sobre o assunto e a ideia é dar seguimento em 2024”.
O diretor-geral da Secretaria de Saúde afirma que é do interesse da prefeitura ter um banco de leite na cidade e que a pasta está de portas abertas para firmar uma parceria com o núcleo para que isso aconteça no futuro.