Compartilhe
É inegável que ano após ano as mulheres têm conquistado importantes espaços no mercado de trabalho. Mas ainda há muitos degraus para se alcançar a igualdade de gêneros. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, tal igualdade só será possível em 2095 e essa disparidade, quando se trata de participação econômica e oportunidades para as mulheres, gira em torno de 60%. Tamanhos desafios fizeram com as mulheres buscassem alternativas para se tornarem mais fortes e a criação do Núcleo da Mulher Empresária (NuME), na Associação Empresarial de Itajaí (ACII) foi um importante passo para dar voz às mulheres no meio empresarial. Na noite de segunda-feira, 27 de junho, o NuME comemorou 20 anos de atividades com solenidade na sede da ACII.
O evento contou com a presença das nucleadas, convidados e diretores da ACII. Na ocasião, foi apresentado o vídeo institucional do NuME e também houve palestra sobre “Numerologia Cabalística e sua aplicação juntos às empresas”, com a numeróloga e cabalista, Maria Teresinha Debatin, estudiosa no assunto há mais de 10 anos.
A coordenadora do NuME, Mirian Terres dos Santos, destacou que o núcleo reúne mulheres de até quatro gerações diferentes e que entre as suas conquistas, além da união entre as mulheres empresárias, está a realização de eventos culturais, como o Show de Natal, parcerias com a Univali e Sebrae, para a promoção de edições de Rodada de Negócios, palestras, cursos de aperfeiçoamentos e o mais recente, o Saber Viver, que tem como objetivo a valorização das mulheres. A primeira atividade foi realizada no Centro de Recuperação Feminino Conviver, com doação de produtos de higiene e oferecimento de palestra para 16 internas, pela psicóloga Sandra Janete Dreissi, cujo tema foi motivação, auto estima e marketing pessoal. “Com este projeto objetivamos conquistar no próximo ano o Selo Social e estamos sempre buscando ações para nos tornarmos melhores”.
Por fim, o presidente da ACII, Eclésio da Silva, enfatizou a importância do NuME para a entidade, de onde inclusive já saíram duas presidentes da ACII, a empresária Jucélia Ferreira, nos anos de 2000 a 2002 e Maria Izabel P. Sandri, entre 2002 a 2005. “O NuME não é só importante para a ACII, mas para Itajaí, pois ele mostra a força da mulher”.