Compartilhe
Promover a cultura açoriana e, mais do que isso, fomentar o setor gastronômico regional. Estes são os principais propósitos do 1º Circuito Gastronômico, uma das primeiras ações a serem promovidas pelo Núcleo de Turismo e Gastronomia da ACIVA, que será realizado de 15 de agosto a 15 de setembro.
O ponto de partida do evento ocorreu na noite da última segunda-feira, 11, no Restaurante Quality Grill, em um encontro entre os sete estabelecimentos participantes do Circuito. Na oportunidade, cada restaurante apresentou um ou dois pratos para degustação. Nesta primeira etapa estiveram presentes representantes da Cafióca, Papalégua Hamburgueria, Daiti Sushi e Mundo Camarão. Já entre os pratos servidos estiveram hambúrguer de tainha, sushi com caviar, tapioca, entre outras receitas diferenciadas.
Entre os convidados da noite, estiveram o presidente da Via Gastronômica de Criciúma, J. Torres e esposa, presidente da Associação Gastronômica de Nova Veneza e diretora da rede Veneza, Larissa Bortolotto, vice-presidente da ACIVA Jovem, Vicente Damiani, repórter da Revista W3, Fernanda Guidi e diretora da webtv maisAcontece, Morgana Daniel. “O evento foi muito produtivo, pois proporcionou não apenas a interação entre os restaurantes, como também com os convidados e demais núcleos. Foi muito importante receber este feedback”, destaca o cheff do Quality Grill, Cristiano Matos, que coordenou o encontro.
Para o Circuito, além dos restaurantes que participaram deste primeiro encontro, estarão também inclusos o Quality Buffet e o Empório Tambaqui, totalizando sete estabelecimentos. “As expectativas são as mais positivas possíveis, uma vez que teremos a oportunidade de prestigiar não apenas as empresas do setor, mas também os clientes que terão a oportunidade de vivencias novas experiências gastronômicas”, afirma o coordenador do Núcleo, Isael Paes.
Entenda o Circuito Gastronômico
De 15 de agosto a 15 de setembro, os sete restaurantes participantes (Cafióca, Daiti Sushi, Empório Tambaqui, Mundo Camarão, Papalégua, Quality Buffet e Quality Grill) irão servir pratos diferenciados, cada estabelecimento com seu perfil e criatividade, com ingredientes que ressaltem a colonização açoriana.
De acordo com Isael, os clientes que experimentarem os pratos de todos os estabelecimentos integrantes do Circuito Gastronômico, serão presenteados com um prêmio especial patrocinado pela Cervejaria Saint Bier. “Em breve, estaremos com todo o material de divulgação nas ruas e todos poderão obter as informações necessárias sobre o evento”, finaliza.
O Núcleo de Turismo e Gastronomia da ACIVA foi lançado há pouco mais de quatro meses pela entidade e nos próximos meses, deve promover novas ações de fomento aos dois setores.