Núcleo completa 20 anos e homenageia coordenadores




Na manhã de quinta-feira, 17/06, o Núcleo de Profissionais de Recursos Humanos da Associação Empresarial (Acisbs) realizou um encontro para marcar os 20 anos, comemorado em 19 de junho. Devido à pandemia, o encontro aconteceu no formato híbrido, recebendo no local apenas convidados e alguns integrantes, seguindo os protocolos vigentes. Além de relembrar a história do Núcleo, o grupo homenageou os coordenadores.
Desde 2001, o Núcleo se destaca pelas ações focadas nos gestores e suas respectivas equipes de trabalho, realizando e incentivando atividades como troca de ideias na busca por soluções conjuntas, a realização de dinâmicas e treinamentos vivenciais para estimular e ampliar a visão dos gestores frente suas equipes. Atualmente conta com 79 integrantes de diversas empresas da cidade, sendo um dos maiores Núcleos da Acisbs. Quando criado, era chamado de Grupo de Profissionais de Recursos Humanos, o Garh.
A ex-coordenadora Paulina Bileski, uma das primeiras integrantes do Núcleo, resgatou um pouco da história. “Por muitos anos fui coordenadora de RH e passei por muitas atualizações do setor. Sou de um período em que o RH era 100% voltado para a folha de pagamento com cheques datilografados”, contou. Antes do Garh, Paulina relatou que participava de um grupo chamado Asbaperh – Associação São-bentense de Administradores de Pessoal e Recursos Humanos. “Eu desejo que vocês continuem aprendendo. Aprender não deixa a gente envelhecer”.
O presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira, por meio de vídeo, fez uma homenagem ao grupo e enalteceu o trabalho desenvolvido até aqui. “Parabéns pelos 20 anos de muito empenho e engajamento. Fui um dos idealizadores do Núcleo, junto com outros colegas, o que me deixa muito feliz”.
A coordenadora na gestão 2018/2020, Simone Silva, também fez uso da palavra e destacou que deu prioridade para dois pontos, um que foi resgatar e trazer pessoas, e segundo, trocar a dinâmica dos encontros. “Nós ouvíamos muito que para participar do Núcleo, o nucleado tinha que justificar sua participação na empresa, levar resultados. Foi quando começamos a compartilhar e trocar experiências, falar das boas práticas. Tornamos os encontros mais dinâmicos, com discussões sobre os temas do nosso dia a dia”, relembrou.
O integrante Sérgio de Lima deu seu depoimento e falou que às vezes, os que tanto cuidam dos outros, que são os profissionais de recursos humanos, merecem cuidados. “É onde entra o Garh, que cria um ambiente de aprendizado, compartilhamento e onde nos sentimos abraçados”.
A atual coordenação, Joseli Konig Ramos e Daise Ferrari, homenagearam o grupo contando a história de uma tribo africana, que traz o significado da palavra Ubuntu, que representa uma filosofia e uma ética antiga ‘sou quem sou, porque somos todos nós’. “Durante estes 20 anos, entendemos que para o grupo perpetuar, o sentimento de partilha precisou estar presente. Fazer parte nos enche de orgulho, pois aqui encontramos pessoas que compartilham de um mesmo propósito, que enfrentam os mesmos obstáculos e entendem que não somos ilhas, que dependemos um dos outros. Aqui temos a oportunidade de nos conectar e dividir”.
Durante o encontro, foram entregues placas de agradecimento aos coordenadores: Eliane Padilha Miranda, Elenice Smekatz de Almeida, Edson Augustin, Ivan Ornelo Floriani, Joseli Konig Ramos, Licelma Kurowsky, Mirele Nadubia Guinther Drefahl, Paulina Daltaz Bileski e Simone Silva. Também já foram coordenadores: Jair Alves dos Santos, Osnir Dalcanale, José Fernando Gruber, Vanclei Francisco Batista e Adriano Hoepfner (em memória).