Compartilhe
O sol é uma energia renovável e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor quanto de luz é uma das alternativas mais promissoras. Por isso, muitas empresas e instituições desenvolvem estudos nas diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, entre elas a Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Grupo de Pesquisa Estratégia em Energia Solar – Fotovoltaica UFSC.
Na sexta-feira, dia 13, integrantes do Núcleo Automotivo da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc acompanhados de demais membros do Núcleo Estadual de Automêcanicas – NEA, estiveram em Florianópolis para conhecer um pouco do trabalho da Universidade e andar no primeiro ônibus urbano totalmente elétrico do Brasil.
Inaugurado em dezembro de 2016, o Ônibus Elétrico da Universidade é alimentado exclusivamente por energia solar e funciona de forma regular desde março de 2017 na capital catarinense transportando passageiros do Campus Trindade ao Sapiens Parque diariamente. O serviço que faz parte de um projeto de deslocamento produtivo com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica é considerado um ambiente de trabalho e estudos já que seu percurso demora em torno de 30 minutos ou 25km de extensão.
Ele realiza cinco viagens por dia, num total de 50km ida e volta da Universidade ao Parque, girando cerca de 5.000km por mês. A energia utilizada é gerada nas coberturas do Centro de Pesquisas e Capacitação em Energia Solar da UFSC, que está localizada no norte da Ilha.
O projeto, coordenado pelo Professor Ricardo Rüther contou com financiamento pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, atual MCTIC) e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletra.
O Programa Empreender
Os Núcleos fazem parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.