Compartilhe
O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, no Downtwn, o treinamento de Liderança Corporativa com o Master Coach, Sandro Ferrari. O objetivo foi compreender os perfis DISC – Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C) – para líderes, a importância do feedback, PNL para liderança, comunicação assertiva, estilos de liderança e liderança situacional. A iniciativa contou com a presença de CEOs, gerentes, coordenadores e lideranças de Chapecó. O evento foi realizado em parceria com o Sebrae/SC.
“Nosso propósito foi capacitar os líderes, gestores e preparar as futuras lideranças para que compreendam as necessidades do dia a dia e entendam melhor os colaboradores. Hoje, as empresas são feitas de pessoas por isso é fundamental capacitar e entender que cada um possui um perfil diferente”, enfatizou o coordenador do NTIC, Mailson Putti. Também acrescentou que durante o treinamento, ressalta o DISC, para identificar as diferenças entre os perfis. “Isso é extremamente importante para nós.” O núcleo buscou, por meio do Sebrae/SC, uma referência no mercado para realizar o curso de liderança corporativa. O instrutor possui experiência no ramo de Tecnologia da Informação.
Ferrari explicou que nas décadas de 1990 e 2010, o foco eram competências técnicas dos indivíduos, pouco se considerava como se comportariam no ambiente de trabalho e se seria compatível com as exigências do cargo. Isso mudou, assim, o treinamento foi centralizado no comportamento. Antes de começar, todos realizaram o teste DISC.
A metodologia DISC ajuda a conhecer o perfil, estabelecendo a existência de quatro fatores comportamentais possíveis, que dependendo da intensidade de cada um é definido o perfil da pessoa. “Todos possuem os quatro fatores em graus diferentes de intensidade e estes combinados formam a essência de cada um: dominância, influência, estabilidade e conformidade.”
“Não existe um perfil comportamental melhor e nem um pior. O que existe são combinações de fatores que formam perfis que preferem ou se adaptam a determinados ambientes e situações do que outros”, salientou Ferrari, pontuando que quanto mais uma pessoa sabe sobre ela, mais canalizará esforços sobre os resultados que busca.
O master coach evidenciou que o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança são essenciais para melhorar a interação e a gestão de equipes no ambiente de trabalho. “Apresentei várias ferramentas da Programação Neurolinguística, discutimos comunicação assertiva e estilos de liderança, concluindo o dia com esses temas. Especialmente para os líderes, é entender o comportamento humano – primeiro o seu, e depois o das pessoas com quem você trabalha”, finalizou.