Compartilhe
A nova diretoria da Facisc para a gestão 2024/2026 começará seu mandato no primeiro dia do ano de 2024. O empresário do Extremo Oeste, da cidade de Palmitos, foi eleito em outubro de 2023 junto com outros 32 empresários, para a nova diretoria da Facisc. Otto sucede Sérgio Rodrigues Alves, que assume a presidência do Conselho Superior da Federação.
Elson Otto já está com planos traçados para a sua gestão e afirma que dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. “O nosso objetivo é o mesmo: fortalecer a nossa base. Sou do diálogo, da transparência e valorizo os resultados. Para isso, conto com o apoio de todos diretores, conselheiros e equipe. Meu sonho é estarmos presentes em 295 municípios e acredito que podemos alcançar, pois juntos podemos crescer muito mais”, expôs Elson Otto.
A solenidade de posse festiva, está marcada para o dia 29 de fevereiro de 2024, durante o Encontro FACISC, que será realizado na Arena Opus, na Grande Florianópolis.
Elson destaca que tem como objetivo o trabalho em conjunto. “Vamos trabalhar cada vez mais para desenvolver as nossas associações e a Facisc”. Sobre a gestão do presidente Sérgio Rodrigues Alves, da qual Elson foi vice-presidente, ele destaca que se espelha muito no que o presidente Sérgio construiu. “Tivemos um crescimento fantástico em todas as áreas. Alcançamos a marca de 40 mil associados e isso faz da Facisc um exemplo para todo o Brasil no associativismo voluntário”. Elson explica que a atuação será em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. “Defendemos os anseios da classe produtiva e teremos como principais bandeiras a luta contra a alta carga tributária e a justa distribuição dos tributos, bem como a melhoria da infraestrutura”, declarou Elson.
Rita Conti, que foi eleita como 1ª vice-presidente, foi a primeira presidente mulher da Associação Empresarial de Brusque. “Estamos aí para somar e aprender com toda a diretoria”. O 2º vice-presidente César Smielevski foi reconduzido ao cargo. Ele foi presidente da Associação Empresarial de Criciúma.
Planos para 2024
A luta da Facisc é histórica em bandeiras como a alta carga tributária, a justa distribuição dos tributos e a melhoria da infraestrutura. “Esses três pontos são primordiais para o desenvolvimento dos nossos negócios e vamos continuar a trabalhar por eles. A nossa atuação será em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, defendendo os anseios da classe produtiva.”
Elson explica que é um grande desafio mas também a realização de um sonho ser presidente da Facisc, entidade que reúne 149 associações empresariais e 40 mil empresas no estado. “Através da Facisc, conseguimos lutar por aquilo que muitas vezes enxergamos no nosso dia-a-dia e sozinhos não conseguimos. Temos contato com empresários dos mais diversos segmentos e cidades, e atuamos para melhorar o ambiente onde empreendemos. No Extremo Oeste por exemplo, sabemos da necessidade da construção da ponte sobre o Rio Uruguai que liga Itapiranga e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, e essa ponte só vai se tornar realidade graças ao trabalho associtivista de muitas pessoas e entidades, que se doaram para melhorar a realidade da região. Outro exemplo é a nova Ferroste, onde as associações empresariais capitaneadas pela Facisc, se uniram a outras entidades e conseguiram levantam os recursos para viabilizar o estudo de viabilidade da ferrovia.”
A nova diretoria foi composta buscando conciliar nomes que são atuantes no meio, que participam da Facisc e conhecem o Sistema. “Queremos valorizar quem se doa voluntariamente para que tenhamos a promoção do diálogo em todas as instâncias. Vamos continuar a promover e ampliar as soluções empresariais nas entidades para reforçar o propósito de melhorar a competitividade das empresas que se associam a uma entidade empresarial”.
Conheça Elson Otto:
Elson Otto, 58 anos, de Palmitos /SC. Empresário experiente no ramo têxtil, com um notável histórico de liderança e engajamento no associativismo empresarial catarinense.
Formado em Contabilidade, iniciou suas atividades profissionais em 1980 aos 14 anos em Palmitos/SC e aos 20 anos assumiu a área de auditoria de filiais das Casas Pernambucanas em São Paulo, onde adquiriu vasta experiência na área de Gestão e Compliance, percorrendo todo o país.
Em 1992, voltou à região Extremo Oeste de Santa Catarina, onde, desde então, empreende como varejista na área de confecções e cama/mesa/banho, sendo proprietário em cinco empreendimentos (Lojas Bom Sono, Loja Paulista e Loja H-1).
Eleito empresário do ano em 2011 pela Associação Empresarial de Palmitos, tem participação efetiva na liderança de entidades empresariais há mais de 30 anos, com destacada participação na presidência da Associação Empresarial de Palmitos, por duas gestões (2012/2013 e 2014/2015) onde incrementou o número de associados em mais de 100%, significativamente através de implementação do Programa Empreender na entidade local.
Na Facisc, Elson Otto transitou por diversas gestões e cargos, reforçando sua característica associativista, da promoção do diálogo e com destacada habilidade de conciliação. Como vice-presidente regional Extremo Oeste, atuou na promoção e significativa ampliação do número de soluções empresariais nas entidades que compõem a regional, reforçando o propósito de melhorar a competitividade das empresas que se associam a uma entidade empresarial.
• Por 30 anos participando efetivamente na diretoria da ACIP;
• Na FACISC, exerceu o cargo como Conselheiro Fiscal Suplente, no período de 2014 a 2015;
• Conselheiro Fiscal Titular, no período de 2016 a 2017;
• Vice-Presidente Regional, no período de 2018 a 2020;
• E atualmente exerce o cargo de Primeiro Vice-Presidente da FACISC, gestão 2021/2023.
Sobre a Facisc:
Com 52 anos de atuação, a Facisc é o maior hub empresarial catarinense e conecta mais de 40 mil empresas. Compreende 149 associações com o objetivo de distribuir e integrar os diversos atores e conceitos do ambiente empresarial. É o maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo, como por exemplo, a indústria, o comércio, a prestação de serviços, o agronegócio, os profissionais liberais, o turismo e diversos outros.