Compartilhe
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, em nome de toda a diretoria, conselheiros e associados da entidade, expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, aos 98 anos. Neste momento de dor, presta sua solidariedade à família e aos amigos.
Engenheiro de formação, Ruy Hülse teve uma trajetória política de grande importância, atuando como deputado por três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e prefeito de Criciúma.
Em um momento histórico, assumiu o mais alto cargo do Estado, atuando como governador de Santa Catarina por 11 dias, sucedendo seu pai, Heriberto Hülse, que ocupava a posição à época.
Entre suas principais contribuições, destaca-se a criação da Fundação Universitária de Criciúma, que deu origem à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
No setor carbonífero, Ruy Hülse deixou uma marca indelével ao presidir o Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Carvão+ / Siecesc) de 1995 a 2017, quando passou a ser presidente de honra.
Reconhecido por sua dedicação à educação, também foi diretor da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) desde que iniciou no Siecesc e era presidente de honra da instituição. Dr. Ruy, como era chamado por todos, emprestou seu nome ao primeiro prédio do Centro Tecnológico da Satc. O maior auditório da Unesc também leva seu nome.
Ruy Hülse deixa um legado de inestimável valor para o Sul de Santa Catarina e para todo o estado, contribuindo de maneira decisiva para o seu desenvolvimento. Um ser humano visionário, de extraordinária humanidade, cujas realizações continuarão a inspirar futuras gerações.
Que sua memória seja eternamente honrada!