Nossos Líderes: Entrevista com Lucir Pedro Guareschi




No associativismo desde 2020, o empresário do setor de eventos, Lucir Pedro Guareschi é hoje presidente da Associação Empresarial de Itapiranga (Assemit) e um grande representante do setor produtivo na região Oeste.

 

Proprietário da Encanto Noivas e Eventos, Lucir é o entrevistado desta edição na série de entrevistas sobre as lideranças do associativismo catarinense. Confira o resultado a seguir e conheça mais este representante empresarial do nosso estado.

 

FACISC: Na sua opinião, o que é mais importante para o sucesso de uma empresa? Porquê?

LUCIR: O mais importante é o gestor estar focado na atividade que exerce e os funcionários também estarem comprometidos com o trabalho.

 

FACISC: Como iniciou na vida empresarial? Relate um pouco da sua experiência profissional?

LUCIR: Quando mais jovem eu era gerente de uma loja de rede, após esse período fui empreender, deu errado e voltei a ser funcionário por 16 anos como  gerente de loja de Materiais de construção e construtora e em paralelo tinha uma empresa de eventos. Em 2016 me desliguei da empresa e fui empreender com minha esposa. Hoje temos uma loja de locação e eventos e floricultura e presentes.

 

FACISC: Quando e Como começou sua trajetória no associativismo? 

LUCIR: Minha esposa era da diretoria da Assemit, mas eu não conhecia o Sistema Foi em 2020 que comecei a me envolver e me foi atribuído o cargo de presidente.

 

FACISC: Por que decidiu participar do associativismo e o que o motiva a seguir?

LUCIR: Decidi com um desafio que eu teria para cumprir. Mas também sabia que pela representatividade eu poderia fazer algo mais para minha região e comunidade e sigo com as pautas.

 

FACISC: Como o associativismo contribuiu para o seu negócio? 

LUCIR: O associativismo contribui através do conhecimento e oportunidades que nos oferece no decorrer da caminhada.

 

FACISC: Quais as suas principais participações e realizações em projetos relacionados ao associativismo?

LUCIR: Contribuí com o projeto Voz única, o projeto da ponte entre RS e SC e também tive participação na busca pela revitalização da SC 163 entre Iporã e Itapiranga. Também participei de várias ações durante a pandemia com campanhas em prol da comunidade em auxílio ao hospital local, campanha Natal solidário entre outras.


FACISC: O que diria para um empresário que ainda não é ligado a uma associação empresarial? 

LUCIR: Diria que as melhores oportunidades acontecem por meio do associativismo.


FACISC: E que conselho deixaria para as futuras gerações? 

LUCIR: Para que busquem o associativismo e invistam no conhecimento.