Nossos líderes: entrevista com Jean Sandro Pedroso




Apresentamos mais uma liderança do Sistema Facisc. Conheça Jean Sandro Pedroso, há 15 anos no associativismo, presidente da ACIRS e proprietário da Efetiva Informática, empresa de Comércio de Equipamentos de Informática e Assistência Técnica.

 

Como começou sua trajetória no associativismo?

Jean: Entrei para Associação para aproveitar as oportunidades de networking e negócios que ela proporciona. Bem no começo, participei da criação do núcleo de informática – NIAVI para buscarmos soluções em conjunto para problemas do setor de tecnologia. Através do Associativismo, tive muitos contatos com outros empreendedores com dores semelhantes que me ajudou a desenvolver a minha própria empresa.

 

O que o motiva a seguir no associativismo?

Jean: O Associativismo nos permite ter mais força juntos, aumentar a rede de relacionamentos e negócios, além de ajudar a resolver problemas para quem é empresário/empreendedor. Dentro da Associação possuímos mais força para resolver os problemas que sozinhos são muito difíceis, além de termos acesso a empresários de sucesso que compartilham seus conhecimentos.

 

Quais as suas principais participações e realizações em projetos relacionados ao associativismo?

Jean: Dentro da Associação, criamos o NIAVI – Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí, um núcleo que permitiu o desenvolvimento do setor no Alto Vale. Fundamos o Núcleo de Inovação da Acirs, que iniciou o desenvolvimento de Inovação dentro da Associação e nas empresas nucleadas, além de permitir a criação do ecossistema de inovação do Alto Vale. Agora, conquistamos a construção do Centro de Inovação na cidade que ajudará a desenvolver mais ainda a inovação para as 28 cidades da região. Também fui um dos fundadores do Observatório Social do Brasil – Rio do Sul, uma entidade que busca melhorar a aplicação e maior transparência dos recursos públicos. Nesse período, conseguimos economizar mais de 40 milhões para os cofres públicos.

 

O que diria para um empresário que ainda não é ligado a uma associação empresarial?

Jean: A Associação é um grande diferencial para o empresário que participa dela. O seu retorno é proporcional a sua participação na entidade. Ela cria conexões, aumenta sua rede de relacionamentos, permite conhecer outras empresas. Sempre enfatizo que a Acirs cria as oportunidades, cabe o empresário estar lá e aproveitar.

 

Que conselho deixaria para as futuras gerações?

Jean: Quanto mais no associativismo,  mais percebo que podemos fazer a diferença juntos. E isso não demagogia, quanto você realmente veste a camisa, percebe que podemos fazer uma enorme diferença na vida das pessoas, lutando pelas causas que acreditamos. Então deixo o conselho de participarem do Associativismo, porque juntos somos mais fortes.

 

@jeansandro.pedroso.9