Normativa trabalhista amplia foco para saúde mental de profissionais no Sul de Santa Catarina

Extremo Sul
Normativa trabalhista amplia foco para saúde mental de profissionais no Sul de Santa Catarina

Associações Empresariais

FACISC

Autor FACISC

Compartilhe

Riscos psicossociais, como estresse ocupacional e assédio, passam a exigir foco também com a prevenção nos ambientes de trabalho a partir deste ano. Essa atenção decorre da mudança da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que integra o escopo de atuação do mais recente núcleo da Associação Empresarial de Içara: de Empreendedores de Práticas Integrativas.

Composto por profissionais de diferentes cidades da Região Carbonífera, o Nepi tem como proposta a criação de projetos conjuntos com a visão de contribuir também com ambientes de trabalho seguros. Essa foi a temática escolhida para abrir oficialmente os trabalhos do núcleo nesta quarta-feira, dia 21.

Para o aprofundamento sobre a NR-1 nas organizações, o Nepi recebeu a psicóloga Rosimeri Vieira, profissional com experiência em ambiente empresarial e atuação acadêmica. Durante a atividade de diálogo, ela compartilhou cases práticos de aplicação da mudança normativa e a importância do trabalho articulado para soluções efetivas.

“Tivemos uma reunião positiva, com trocas de conhecimento importantes para termos soluções que atendam as necessidades mais atuais do mercado em abordagens adaptáveis a cada realidade empresarial”, destaca a coordenadora do Nepi, Karine Cearon.

O equilíbrio entre corpo, mente e espírito, além da valorização da essência humana em diferentes ambientes de atuação, integra Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Denominadas também de PICS, 29 terapias já são oficialmente reconhecidas no Sistema Único de Saúde.