Compartilhe
A disponibilização de um novo traçado de rede básica de energia elétrica de Videira a Caçador para atender a demanda crescente de consumo e a garantia de fornecimento com redundância em caso de falhas foi discutida em reunião dos representantes das associações empresariais da Facisc no Meio Oeste catarinense nesta terça-feira (28/3).
Os representantes tomaram conhecimento do estudo realizado pelo Centro de Inteligência e Estratégia da Facisc, que atua na análise, monitoramento e endereçamento dos pleitos de interesse do sistema empresarial catarinense para o diálogo proativo e responsável com o poder público e a sociedade.
A região concentra um grande número de empresas que figuram entre as maiores da região Sul e, por consequência, para que possam avançar em investimentos e expandir, esbarram no fator elétrico.
As demandas empresariais sobre o tema não iniciaram a partir do ocorrido em 2021, apenas acentuaram a necessidade urgente e planejada de ações que possam de fato, permitir a melhoria de confiabilidade e robustez do suprimento do Estado de Santa Catarina, sobretudo na região meio oeste do estado.
Os empresários também discutiram sobre o uso e exploração das águas na Regional do Meio Oeste. O debate foi conduzido pelo assessor ambiental da Facisc, Guilherme Dallacosta, que apresentou o Programa de Sustentabilidade Ambiental e mostrou os conflitos relacionados ao uso dos recursos e as decisões judiciais recentes que podem gerar futuros impactos.
Realizada em Videira, a plenária reuniu 28 representantes empresariais para discutir sobre as demandas empresariais da região.
O encontro contou com a presença do integrante do conselho superior da Facisc e vice-presidente da CACB, Ernesto João Reck, que relatou o trabalho que vem sendo realizado pela CACB e a importância da representatividade.