Compartilhe
Ser o melhor no que faz com produtos de alto valor agregado. Essa é a “receita” de sucesso segundo o empresário Acari Luiz Menestrina, da Gran Mestri, que foi o convidado da primeira edição do Programa Almoço Empresarial deste ano. A iniciativa, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), foi promovida nessa quinta-feira (30). O evento teve apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE) e da Sicredi Região da Produção.
A trajetória de Menestrina é de muito trabalho, dedicação e amor pelo que faz. Natural de Rio dos Cedros, no Vale de Itajaí, filho de pequenos agricultores e descendente de italianos da região de Trento, norte da Itália, o empresário atuou como técnico agrícola e extencionista rural da Acaresc, atual Epagri. Chegou ao Oeste em 1976 e iniciou a profissionalização do campo. “Apaixonei-me pela região e fiz muitos projetos inovadores”, relatou. Realizou cerca de mil reuniões em mais de 150 municípios do Oeste para formar e concretizar a bacia leiteira da região.
Menestrina trouxe para o Oeste as primeiras vacas das raças Holandesa e Jersey, a primeira pastagem de inverno, o primeiro aparelho de cerca elétrica, o primeiro tanque de coleta granalizada, o primeiro biodigestor, entre outras novidades e tecnologias que tornaram o Oeste a principal região produtora de leite do Estado. “Hoje, 80% das famílias rurais tem o leite como a principal atividade, com uma bacia leiteira que é referência no País”, frisou.
Com o conhecimento adquirido em estudos, no trabalho e em viagens por mais de 30 países, Menestrina fundou a Cedrense, atual Gran Mestri, que produz o queijo mais nobre do mundo, o Grana Padano – Gran Mestri. “Não gosto de estar na zona de conforto. É preciso ter um diferencial e ser o melhor no que se faz. Quem não oferecer produtos de alto valor agregado ficará de fora do mercado. Além disso, é preciso ter excelência na gestão empresarial”, assegurou.
Além dos queijos, o empresário também fundou a Agro Sopramonte, atuando nos ramos de plantio de oliveiras para produção de azeite de oliva extra virgem, de leite de ovelha e está iniciando a produção de mozzarella de búfalo. Menestrina também projetou a atividade de ovinocultura de leite que resultou na produção de queijo pecorino, um produto nobre e com sabor diferenciado.
Sua trajetória lhe rendeu mais de 100 prêmios e menções e, também, a conquista de três edições do Top de Marketing ADVB/SC. Em 2008, lançou o livro “A Cabeça do Empreendedor”, de autoria de Anacleto Ortigara, que relata sua caminhada empreendedora.
O presidente da ACIC, Josias Mascarello, enfatizou que o Almoço Empresarial proporciona troca de conhecimento, que contribui para a implementação de atitudes na busca de melhores resultados.
SOBRE A GRAN MESTRI
Localizada em Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, a Gran Mestri é a maior fábrica de queijos duros da América Latina, com capacidade de estocagem de um milhão e trezentos mil quilos. Com 150 colaboradores, produz, além do queijo mais nobre do mundo, o Gran Mestri, iguarias que mantém a tradição italiana presente em Santa Catarina, Brasil e exterior.