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Iniciativa abordou estratégias necessárias para aumentar as chances de sucesso nas negociações
Com o propósito de desenvolver uma abordagem em vendas intencional e estratégica, sair do “piloto automático” e dar ênfase em estar totalmente presente em cada interação com o cliente, foi promovido a capacitação em “Como Vender Consultorias”. A iniciativa foi do Núcleo de Assessoria e Consultorias da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) e foi ministrado pela mentora e consultora Fernanda Ciello.
“Venda para seu cliente como ele gostaria de ser atendido e não como você acredita que deveria ser a venda”, enfatizou a mentora. Ainda explicou a importância de entender o perfil do cliente para adaptar a comunicação e aumentar as chances de sucesso nas negociações.
Fernanda afirmou que existem quatro perfis principais de compradores: dominante, influente, analítico e estável. O cliente dominante é decidido e prático, buscando resultados rápidos; o influente é extrovertido e emocional, valorizando conexões e elogios; o analítico é cauteloso e focado em dados e segurança; e o estável prefere abordagens planejadas, evitando conflitos e priorizando garantias.
A mentora também salientou a relevância de estar intencionalmente em cada interação com o cliente e evitar respostas automáticas. Orientou que o profissional de vendas deve ler mensagens e escutar áudios, sem a função acelerar, com atenção para responder de forma estratégica e completa para evitar confirmações rápidas, além de inserir perguntas ao final dos diálogos o que mantêm a comunicação aberta.
Para finalizar o treinamento, Fernanda ainda apresentou técnicas de fechamento de vendas e manejo de objeções para que abordagens específicas se tornem oportunidades.
ACELERAÇÃO DE NÚCLEOS EMPRESARIAIS (PAN)
A coordenadora do Núcleo de Assessorias e Consultorias, Luana Carraro, destaca que o treinamento em vendas, conduzido por Fernanda Ciello foi realizado via projeto PAN. “Foi de grande valia para nossos nucleados. Percebemos o quanto eles puderam aprender durante o treinamento e ter esse conhecimento impactará nos seus negócios. O momento contou com diversas dinâmicas e simulações de vendas, gerando insights e novas percepções de como abordar seus clientes no dia-a-dia e que podem ser implementadas nos setores comerciais das empresas que participaram.”
O Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), desenvolvido pela FACISC em parceria com o Sebrae/SC, visa fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas integrantes dos núcleos empresariais. O programa direciona recursos para promover ações focadas em três eixos estratégicos: produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.