Compartilhe
Com uma população de cerca de cinco mil habitantes, na sua maioria formada por descendentes da imigração italiana, o município de Pedras Grandes, no Sul do estado, recebeu pela primeira vez uma plenária regional da Facisc. O motivo da escolha da cidade foi a criação e a posse da diretoria da mais nova Associação Empresarial catarinense, a Associação Empresarial de Pedras Grandes (AEPG). “É uma grande honra receber Pedras Grandes no nosso Sistema. O associativismo se fortalece e quem ganha é a classe empresarial”, destacou o vice-presidente regional, Samuel Lima.
No município com a economia baseada na agricultura, na pecuária, na indústria, no comércio e atividades extrativistas, a nova Associação tem como presidente a empresária Miriam Guisi que assume o desafio de representar, mobilizar, desenvolver e fortalecer empresários e empreendedores locais. “É um grande passo que damos e a nossa bandeira é a do desenvolvimento. Queremos fazer a diferença e participar de decisões do município para melhorar a qualidade de vida de todos”, declarou a presidente.
No encontro os representantes da regional Sul também receberam informações sobre o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), a Facisc e as demandas regionais. O diretor executivo da Federação apresentou informações sobre os próximos eventos da Facisc, como a inauguração da nova sede da entidade, que concretiza um sonho do associativismo catarinense e a reunião do Conselho Diretor que reunirá os representantes das ACIs de todo o estado para debater assuntos de interesse do Sistema.
O consultor regional Giovane Ferreira expôs dados atualizados sobre as audiências públicas da concessão do trecho sul da BR 101 que, com a privatização, prevê investimentos de 2,9 milhões, prometendo, entre outros benefícios aumentar a arrecadação dos municípios. A ação é uma das prioridades de atuação da regional.
Solicitando um novo estudo de medição de tráfego no trecho, a adequação do valor, a redução do número de praças de pedágio e o recálculo dos custos, 20 associações assinaram um manifesto regional que foi enviado ao DNIT. “Aguardamos o resultado das audiências para definirmos os próximos passos”, declarou Giovane.
Além das associações, a reunião contou com a presença do prefeito da cidade, Vilson Tadeu Marcon, do deputado estadual eleito, Volnei Weber, do vereador Reginaldo Manoel que receberam o documento Voz Única.