Compartilhe
Ouvir histórias de vida de mulheres empresárias, seus desafios, conquistas, dilemas e superações e se inspirar para evoluir em seu próprio negócio e na vida. Assim foi a noite de quarta-feira, 26 de junho, com a realização do primeiro Café com Networking ‘Mulheres que Inspiram’ do Núcleo das Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O evento, que reuniu mais de 75 mulheres no restaurante Ophera, foi um convite a diversas empreendedoras de Brusque e região, que trocaram ideias, experiências, realizaram network e conheceram mais sobre o trabalho do Núcleo.
Na abertura do evento, coordenadora Gisela Gracher Stieven falou sobre o objetivo do Núcleo, que por ser multisetorial, busca fomentar o empreendedorismo e contribuir para o crescimento pessoal e empresarial de cada uma que o integra. Além disso, segundo a coordenadora, o projeto ‘Mulheres que Inspiram’ tem como objetivo compartilhar conhecimento e motivar mulheres empreendedoras a realizar seus projetos.
“O Núcleo já passou por várias fases e sempre buscamos alternativas para nos inspirarmos e termos visibilidade. Dentro do nosso planejamento pensamos nesse evento, para termos esse momento de troca, de network, pois sabemos que como nós existem outras tantas mulheres que não estão no associativismo, mas que também são inspiração. Ou seja, também queremos ser inspiradas também e essa foi uma oportunidade. Sem dúvida, pelo sucesso do evento, vamos realizar outros semelhantes para fortalecer cada vez mais o associativismo”, avalio.
Inspiração
O evento contou com a apresentação do case de inspiração da empresária Rita Cassia Conti, sócia-diretora da Mensageiro dos Sonhos, que falou sobre a sua trajetória profissional, desde seu primeiro emprego, até início dos trabalhos da empresa e as conquistas da mesma.
Rita é natural de Canoas (RS) e chegou a Brusque na década de 1990, atraída pelo polo têxtil da cidade. A empresária falou sobre algumas dificuldades pessoais e profissionais que enfrentou ao longo de sua trajetória, sobre perdas, recomeços, perseverança, fé e a busca continua em realizar o trabalho com dedicação e seriedade. “É sempre bom fazermos tudo com amor. E mesmo que haja dificuldades e que não estejamos bem emocionalmente, que a gente nunca deixe de agir com fé, com postura, e de forma ética e transparente, sempre com muito bom senso. Além do que é necessário sempre ponderar a vida particular, a empresa, e os demais negócios que nos envolvemos, pois só assim teremos sucesso”, orientou.
Além de empresária, Rita é presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest) e em 2018 passou a ser a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria principal da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na gestão 2018-2021, onde atua como Tesoureira.
Desde que chegou no município passou a integrar a ACIBr, participou do Núcleo das Mulheres Empresárias e há alguns anos também exerce cargos na diretora da entidade, em diversas gestões. “Fiquei muito feliz com o convite pois já participei do Núcleo das Mulheres e sem dúvida esse é um grupo que faz muita diferença. Espero ter motivado as outras mulheres que estavam aqui e que possamos ter mais edições do evento para ouvir outros cases inspiradores”, completou.
Atualmente a RC Conti, que possui a marca Mensageiros dos Sonhos, possui mais de 150 colaboradores diretos e mais de 600 indiretos, mais de 3.600 modelos de pijamas e uma produção de cerca de 4 milhões de peças por ano, atendendo clientes do Brasil e do exterior.
Além de Rita, a empresária Maria Valzete Ludvig Walendowsky, da WRRC – empresa de fitas e cadarços para confecções e calçados, compôs o painel de empresárias inspiradoras da noite. Valzete é diretora da ACIBr, já foi três vezes presidente do Núcleo de Mulheres Empresárias da entidade, foi a primeira mulher presidente de um Jeep Clube no Brasil, e integra a Comissão Organizadora da Festa Nacional do Jeep – Fenajeep. Na oportunidade ela falou de sua trajetória profissional e da importância do associativismo. “Ao participarmos do Núcleo da ACIBr a troca de ideias e o compartilhamento de experiências é enorme, sempre sem competitividade, o que é sem dúvida essencial para o desenvolvimento das empresas”, frisou.
Participação
A cirurgiã-dentista Lucimeia Bueno Lopes esteve entre as mulheres que prestigiaram o evento e elogiou a ação do Núcleo. “Foi um evento muito interessante, bem descontraído e intimista. Já participei do Núcleo, mas poder estar aqui, ouvir o case da Rita e conversar com outras mulheres foi muito válido. Valeu a pena ter vindo”, considerou.
A empresária da Chemizz Camisaria, Letícia Curbani também marcou presença no encontro e ficou satisfeita com o que vivenciou. “Fiquei surpresa, foi melhor do que eu imaginava. E saio daqui, sem dúvida, inspirada, com uma reflexão do que ouvi e conheci”, detalhou.