Compartilhe
Cerca de 700 mulheres empresárias reuniram-se nesta quinta-feira (17/8), em Florianópolis, no terceiro seminário estadual Empreende Mulher.
Realizado no auditório Antonieta de Barros da ALESC, o evento trouxe como eixo central a temática da comunicação como ferramenta para o empoderamento da mulher.
O evento contou com a presença do presidente da Facisc, Ernesto João Reck, que em seu discurso aplaudiu as empresárias e parabenizou as mulheres por levarem empolgação as empresas, por terem disponibilidade e atitude para realizar bons negócios. “As mulheres precisam assumir as posições que lhe são de direito e assumir os desafios e as oportunidades que lhes são inerentes”, destacou Reck.
Representante do Sebrae, Soraya Tonelli, também prestigiou o evento e destacou que a iniciativa contribui para que o movimento do empoderamemto feminino se consolide cada vez mais e prover condições de igualdade para que seja possível a mulher desempenhar seu papel na sociedade.
A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling, também deu as boas vindas as participantes e fez um relato da história do Conselho Estadual (Ceme), destacando o caminho trilhado nestes 20 anos de história.
O evento também contou com a presença da deputada estadual Ana Paula Lima que destacou a sintonia e a coragem das mulheres em lutar para mudar a realidade feminina. “Somente nós mulheres podemos ser porta vozes do que pensamos para o mundo”, declarou a deputada.
A programação da manhã contou com o Painel “Marketing de Conteúdo e a Empatia com o Cliente”, apresentado pela jornalista especialista em criar estratégias de conteúdo, Emília Chagas. “Cada conteúdo é um ativo para a empresa”, afirmou a palestrante. E na sequência as participantes assistiram ao Painel “Empoderamento pela Comunicação” apresentado pela fonoaudióloga vice-coordenadora do Comitê de Voz Profissional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Vanessa Pedrosa.
A programação da tarde do Empreende Mulher Catarinense iniciou com a apresentação musical do grupo Íris, formado por mulheres empresárias de Lages. A atração animou a plateia que interagiu com a apresentação e aplaudiu de pé.
Na sequência foi apresentada a palestra “A Alma Feminina nas Finanças e no Empreendedorismo” com a sócia fundadora e diretora geral da ParMais, planejadora financeira pessoal, especialista em gestão financeira, investimentos e mercado de capitais, Annalisa Blando Dal Zotto.
As apresentações do dia fecharam com a palestra “Respeito a Natureza e uma nova Maneira de Morar”, ministrada pela empresária Claudia Silvestre, que falou sobre o Case da FORMUS que foi idealizada não como um negócio, mas como um projeto de vida. Idealista e empreendedora, Cláudia mostrou a plateia porque acredita no potencial humano e na capacidade de transformar o mundo por meio do seu trabalho, e ao final foi aplaudida de pé.
O Seminário teve o apoio de empresárias e empreendedoras de Santa Catarina e contoi com o patrocínio da ParMais, Univali, Sicoob, Sebrae e Unimed. Também contou com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A reunião atendeu a atividade de empoderamento feminino empresarial do Sistema Facisc.