Compartilhe
Workshop Elas Comunicam teve a conclusão com apresentação de pitches nesta quarta-feira, dia 28
“Me abriu o horizonte do que eu ainda posso aplicar diariamente nos atendimentos e no posicionamento de apresentação pessoal e virtual, que é o maior canal de comunicação. Estar nessa aprendizagem de trabalho junto do Numei foi enriquecedor e positivo”, sublinha uma das participantes nucleadas, Daniela Vicente.
“O medo de ser julgada, esquecer o conteúdo, definir os gestos corretos e organizar a fala são só algumas preocupações que as empreendedoras enfrentam ao serem desafiadas a falar em público”, lembra a instrutora, Giovana Pedroso. “Fomos do comportamento certo, que é aquele diálogo interno que todas temos e que precisa ser saudável, até as técnicas mais práticas para manter o público atento em uma fala em vídeo ou presencial”, completa.
“A capacitação em oratória era um desejo das nucleadas e foi, pra mim, transformadora. Acredito que vai mudar minha percepção sobre falar para um público, seja presencialmente ou nas redes sociais”, indica a coordenadora do Numei, Milena Paz Casagrande. O treinamento reuniu quase 30 participantes do núcleo no auditório do Tabelionato de Notas e Protestos de Içara. Dentre elas, duas também tiveram também uma avaliação individual ao final do curso.
“Foi bastante gratificante viver essa caminhada com as empreendedoras de Içara. Juntas percebemos que a boa comunicação vai além da dicção, postura e tom de voz. Comunicar-se bem é ter clareza sobre posicionamento e propósito, é adotar os comportamentos certos comigo e com o outro, e é compreender que a construção de uma mensagem precisa levar em consideração os interesses do público”, relembra Giovana.
O Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Içara (Numei) faz parte do Programa Empreender, maior movimento de desenvolvimento empresarial do Brasil, com participação da Associação Empresarial de Içara, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e Sebrae/SC. O programa foi criado pela Facisc há mais de 30 anos a partir de uma metodologia alemã adaptada à realidade brasileira para estimular e facilitar o trabalho colaborativo. Desde então, empresários que antes eram concorrentes passaram a trabalhar juntos em prol do segmento em que atuam.