Compartilhe
Por meio do Movimento Regional do Conhecimento, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) foi anfitriã, nesta terça-feira (29), de um bate papo online com a advogada e especialista em legislação de promoções comerciais, Márcia Cristina de Ré. A conversa, que teve como tema a realização de campanhas promocionais com segurança, reuniu empresários ligados às associações de São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Fronteira, Pinhalzinho, Santa Helena e Tunápolis e Palmitos.
Márcia conta que o encontro buscou desmistificar a ferramenta da promoção comercial e trazer algumas orientações e ferramentas que possam auxiliar o empresariado no momento de definir estratégias comerciais que envolvam campanhas com a oferta de prêmios.
Segundo a especialista, a ferramenta é hoje uma estratégia de marketing que tem condições de estimular e atrair os clientes. “O objetivo das campanhas promocionais é estimular as vendas e aumentar o faturamento do cliente”, disse frisando que é uma forma legal de ser competitivo no mercado.
Ao longo da fala, Márcia deu dicas, mas também chamou a atenção em relação à legalização das promoções. Ela defende que todas as ações precisam ser submetidas à análise e aprovação do órgão competente, pois as consequências por não estar regular variam de multa – até 100% do valor do prêmio –, proibição por até dois anos para fazer outras campanhas e o desgaste da imagem da empresa. A orientação é válida para as promoções tradicionais, com cupons, mas também para as feitas via redes sociais.
Ao registrar que, por conta da pandemia, houve um significativo aumento das promoções comerciais nas redes sociais, Márcia expõe que a fiscalização por parte dos órgãos competentes tende a crescer também. Em resumo, ela afirma que o objetivo é que os empresários utilizem as redes sociais em favor dos negócios, mas que, ao conhecerem da legislação, atuem dentro das normas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo