Compartilhe
O projeto da ponte sobre o Rio Uruguai que liga SC e RS entre os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita também estará na pauta da Marcha dos Prefeitos a Brasília. O assunto foi levado pelo prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tissot e outros integrantes do Movimento Pró-Ponte, o qual a Facisc também é integrante, ao Ministro dos Transportes Renan Filho. A Facisc integra o Movimento e tem atuado de forma intensa nas ações através da ação do presidente, Sérgio Rodrigues Alves, do vice-presidente, Elson Otto, do diretor, Sérgio Matte, do vice-presidente Regional Maikel Frey, do ex-presidente e atual diretor de Infraestrutura da Assemit, Lucir Guareschi e das associações empresariais da regional Extremo Oeste.
Além da entrega da confirmação do traçado da ponte proposto pelo DNIT e o pedido do comprometimento do prazo, o movimento também pede a inclusão da rubrica no orçamento da União. São necessários pelo menos 80 milhões para iniciar a obra. A celeridade é outra solicitação do Movimento, que pede para que a construção comece em 2024.
Segundo o prefeito e coordenador do movimento, Rodrigo Locatelli Tissot, foi uma excelente reunião. “Nos reunimos com assessor especial do ministro e técnicos do DNIT que deixaram claro que projeto pode ser finalizado ainda esse ano para execução em 2024 com prazo de conclusão de dois anos. Considero que tivemos avanços positivos, principalmente pelos prefeitos de SC e RS terem demonstrado protagonismo no assunto, reforçando a importância da ponte. Somente de SC foram mais de 15 líderes entre prefeitos e vereadores da Ameosc que acompanharam a comitiva”, destacou.
Nesta terça (28/3) os representantes do Movimento também estarão com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, em busca de ajuda para avançar na inclusão de rubrica para a execução da obra no orçamento de 2024.