Compartilhe
Representantes do Movimento pró-ponte RS/SC, que lutam pela construção da Ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita-RS e Itapiranga-SC, reuniram-se nesta quinta-feira (16/03), na sede da Associação Empresarial de Itapiranga (Assemit), com integrantes das equipes do DNIT para discutir sobre a melhor alternativa para o traçado e localização da ponte.
Participaram do encontro o coordenador geral de desenvolvimento de projetos do DNIT, Edimarques Magalhães, o superintendente regional do DNIT/SC, Alysson Andrade e o superintendente regional do DNIT/RS Hiratan Pinheiro da Silva, acompanhados das equipes técnicas.
Pelo Movimento participaram Rodrigo Locatelli Tissot, prefeito de Barra do Guarita e coordenador do Movimento, Alexandre Ribas, prefeito de Itapiranga, Nilo José Bourscheidt, vice-prefeito de Itapiranga, Elson Otto, 1º vice-presidente da Facisc, Sergio Matte, diretor de Relações Internacionais da Facisc, Lucir Guareschi, diretor de infraestrutura da Assemit, Nivaldo Ritter Grutzmann, diretor adjunto de infraestrutura da Assemit e Marcia Tonet, consultora de atuação regional da Facisc para o Oeste, Extremo Oeste e Noroeste de SC.
A reunião foi provocada pelo DNIT dos dois estados para apresentar as melhores propostas de traçado observando questões como por exemplo, o relevo. Os projetistas da empresa Única, que está contratada para fazer o projeto da ponte, apresentaram três alternativas com caminhos diferentes, porém uma mais viável em conformidade às normas do DNIT. “É a primeira vez que técnicos do órgão estiveram na região para falar com prefeitos e demais lideranças, visitar o local, e solicitar sugestões. Considero muito importante a informação de que o projeto é prioritário e que estamos num cenário muito favorável, pois com a aprovação da PEC, existem recursos financeiros para realizar a obra”, declarou o prefeito Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott .
Na ocasião, os representantes também visitaram o possível local da futura ponte entre os municípios. A melhor opção apresentada diferencia-se por trazer mais oportunidades de crescimento para os municípios de Barra do Guarita e Itapiranga, oportunizando um novo eixo de desenvolvimento para ambos municípios.
Os representantes definiram que até o final do mês de Março apontarão o traçado e a localização. O Movimento irá analisar os prós e contras com relação às hipóteses apresentadas para chegar a um consenso. “Com a ponte os municípios teriam a rodovia 163 estendida e conectada levando asfalto para outras localidades, criando assim um importante eixo de desenvolvimento e crescimento”, destacou o vice-presidente da Facisc, Elson Otto.