Compartilhe
Depois de intensa mobilização do Movimento Pró-ponte, pela construção da ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga, no último dia 09 de novembro, as bancadas parlamentares do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina decidiram destinar R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), cada, em favor do Ministério da Infraestrutura, para viabilizar a realização dos Projetos para Construção da Ponte, ligando Barra do Guarita e Itapiranga.
Um importante passo para a construção da ponte, a decisão foi comunicada em reunião entre o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas e os prefeitos da Amuceleiro, Amufron e Ameosc, representantes da Facisc, Federasul, Famurs, Assemit e Cacis, todos do Movimento Pró-ponte RS-SC, com o senador Jorginho Mello, a deputada Caroline De Toni e o Senador Luis Carlos Heinze.
Na ocasião, o ministro ratificou que a federalização da rodovia 163 ocorrerá ainda neste ano e o início dos trâmites do projeto da Ponte no início de 2022.
O presidente da Assemit, Lucir Gureschi, também tem acompanhado todo o processo de perto e afirma que esta é uma importante conquista para a região e que, graças ao apoio do senador Jorginho Mello e dos deputados Caroline de Toni e Celso Maldaner, que destinaram os recursos de emenda para o projeto irá desenvolver as regiões catarinenses e gaúchas no aspecto econômico e humanos pois muitos trabalhadores usam a balsa para a travessia. “Este é um grande avanço que conquistamos e que demonstra a força do projeto Voz Única neste processo. Agora estamos tratando a federalização da 163, no trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga e estamos ansiosos para que isso aconteça para que a união possa fazer o termo de referência e licitar o projeto efetivamente”, declarou.
O assunto também tem sido acompanhado de perto pelo vice-presidente Maikel Frey e pela consultora regional da Facisc, Márcia Tonet, que contribuíram em todo plano de trabalho para os avanços das ações.
Presente no encontro com o ministro, o coordenador do movimento pró-ponte, o prefeito Rodrigo Locatelli Tissot, declarou esperançoso que a federalização sairá ainda este ano. “Devemos ter o início dos trabalhos dos termos de referência a partir do início de 2022 e a expectativa é que tenhamos ainda este ano o projeto da ponte”, relatou.