Compartilhe
Os prefeitos dos municípios que compõe a Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) reuniram-se na sexta-feira (20.05) para mais uma Assembleia Geral de Prefeitos. A reunião ocorreu na Casa da Cultura do município de Mondaí, que completou neste dia seus 100 anos de história.
Em pauta assuntos de importância e relevância regional, como o projeto para ampliação das câmaras de monitoramento nos municípios da região e o projeto “Plantando água”, que prevê o plantio de árvores com o intuito de proteger as nascentes, das matas ciliares, conservação da água no solo e a proposição do plantio de um milhão de árvores à médio prazo nos municípios da região, e os avanços obtidos pelo Movimento pó-ponte, do qual a Ameosc e a Facisc fazem parte da busca da construção de uma ponte sobre o rio Uruguai entre Barra do Guarita e Itapiranga.
Representando a coordenação do movimento, o vice-presidente regional Extremo Oeste da Facisc, e a consultora de atuação regional da Facisc, Márcia Tonet, fizeram uma atualização a todos os prefeitos da Ameosc sobre os próximos passos e ouviram suas sugestões.
O movimento monitora a publicação do edital de licitação pelo DNIT para contratação do projeto da ponte ainda para este mês de maio, conforme previsão lançada pelo corpo técnico durante a marcha dos prefeitos à Brasília há poucos dias.
Enquanto isso, paralelamente trabalha na sensibilização das bancadas gaúchas e catarinenses pela garantia de orçamento na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2023, que dá a rubrica para iniciar as obras da ponte.
No encontro também houve um agradecimento pela força que a Ameosc tem dado nessa mobilização, como parte integrante do Movimento, e um agradecimento especial a todos os municípios e respectivos prefeitos, e ao presidente e prefeito de Anchieta, Ivan Canci, o qual também não tem medido esforços para auxiliar.